Dando prosseguimento ao processo de discussão do Projeto Osasco 50 Anos, foi realizada na terça-feira, dia 26 de outubro, mais uma reunião temática do Projeto, ocasião em que foi discutido o tema: “Desenvolvimento Econômico”. A reunião foi realizada na sede da Ordem dos Emancipadores de Osasco. O tema foi apresentado pelo mediador desse Eixo Temático, Antonio Jardim, secretário adjunto da SICA (Secretaria da Indústria, Comércio e Abastecimento).
Conforme salientou o coordenador do Osasco 50 Anos, Roberto Espinosa, as reuniões são realizadas com o objetivo de apresentar um balanço de todos os temas e diretrizes do Projeto, além de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas para a comemoração do cinqüentenário da cidade, em fevereiro de 2012. Em sua apresentação, Antonio Jardim destacou todos os avanços que houve nas metas estabelecidas para o Desenvolvimento Econômico de Osasco, além de elencar prioridades que serão discutidas no próximo Seminário, em novembro, e selecionadas para publicação na 3ª edição do livro: “O futuro da cidade é planejar a cidade do futuro”.
Como outros capítulos, o Eixo “Desenvolvimento Econômico” é dividido em diversas Diretrizes, como a consolidação do desenvolvimento econômico no município, estímulo e comércio exterior, criação de uma política de desenvolvimento e criação do Plano de Mobilidade Urbana. Essas diretrizes por sua vez, são divididas em metas a serem cumpridas dentro do Projeto Osasco 50 Anos.
E para falar sobre os avanços em duas dessas metas, participaram da reunião o Coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha e o engenheiro Álvaro Melo, Diretor do Departamento de Uso do Solo. Aldo Rocha destacou os diversos convênios e parcerias firmados por Osasco com cidades de outros países, sobretudo, da China. Aldo fez um balanço da recente viagem realizada por uma comitiva de Osasco à China. Sob a chefia do vice–prefeito Faisal Cury, os osasquenses, dentre eles, o próprio Aldo Rocha, visitaram diversas províncias e participaram da Expo Shanghai, a maior feira de negócios do planeta, e onde Osasco foi uma das poucas cidades brasileiras que manteve um stand para exposição de projetos econômicos.
Álvaro Melo destacou o que já foi feito até o momento na área da Habitação sobre o projeto de Revitalização do Centro de Osasco, incluindo o Bonfim, onde se localizam a antiga indústria Hery e o problemático conjunto habitacional Nova Grécia, prédios abandonados desde a década de 70. O engenheiro falou também sobre os planos de revitalização a serem executados no entorno da estação de trem da CPTM e do rio Tietê.
Concurso do Totem – Novo prazo para inscrições
Conforme já foi publicado na última edição da Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), foram prorrogadas as inscrições do concurso público que trata da elaboração, execução e instalação do totem/símbolo que marcará as festividades do cinqüentenário de Osasco. Conforme o edital, as inscrições agora vão até o dia 29 de novembro de 2010. O edital completo, normas, requisitos e outras informações podem ser obtidos junto ao Departamento Central de Licitações e Compras – Secretaria de Administração (rua Narciso Sturlini, 161 – Centro – Osasco – SP), de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 16 horas ou no site da Prefeitura de Osasco: www.osasco.sp.gov.br
Para baixar o instrumental de inscrição, clique nos links abaixo:
– Edital
– Inscrições
– Direitos Autoriais
– Declaração