A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), e o 14ª Batalhão da Polícia Militar, promoveram, no dia 20 de janeiro, uma operação conjunta para por fim a baile funk na avenida dos Trabalhadores, no Jardim Conceição.
O “pancadão” reunia, aos domingos, centenas de pessoas que, dentre outras irregularidades, fechavam a avenida, dificultando a circulação de veículos e principalmente de ônibus. Pelo local, também circulavam carros tunados, com equipamentos de alta potência, emitindo sons acima do permitido por lei, e motociclistas praticando manobras perigosas e ilegais.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, André Santiago, ações como esta fazem parte de um plano de ação da Secontru para garantir a ordem pública. “As operações continuam por toda cidade. A maioria dos veículos aprendidos é de cidades vizinhas, que vem para Osasco promoverem atos ilegais e a balburdia. Atitudes como essas não são toleradas pela secretaria”, completou.
A operação desde domingo teve início às 19 horas e foi comandada pelo tenente Zamoura, do 14º Batalhão. “Chegaremos cedo para evitar confrontos. O objetivo foi restabelecer a ordem”, explicou.
As equipes da Secontru e Demutran também atuaram na ação, que resultou ainda em um carro tunado autuado, após constatação do som alto por meio do decibelímetro. O motorista foi multado no valor de R$ 6.805,20, por perturbação do sossego público, prevista na Lei Cidade Limpa.
Além disso, a operação resultou em 84 multas de trânsito aplicadas, 6 documento de veículos apreendidos e mais 8 carros e 16 motos recolhidos ao pátio. Também foram vistoriados 13 bares, dos quais um foi lacrado por irregularidades na licença de funcionamento.