A nova turma do Projeto Nutrindo a Juventude iniciou as aulas no dia 24 de agosto, no Banco de Alimento da Prefeitura de Osasco. São 75 jovens que farão um curso gratuito sobre alimentação saudável e manipulação de alimentos.
O projeto é promovido pela SICA (Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento), em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do governo federal, que busca atender adolescentes de 16 a 20 anos, das famílias cadastradas nas entidades do município e que são assistidas pelo Banco de Alimentos, triadas pelo Fundo Social de Solidariedade.
O curso terá duração de 6 meses, e estão previstos, em seu conteúdo; conhecimentos específicos de manipulação de alimentos; nutrição (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, pirâmides alimentares, aproveitamento integral dos alimentos); higiene dos alimentos; orientação profissional. Além de aulas práticas. A avaliação dos alunos será feita após a elaboração de uma cartilha, que produzida individualmente. E a que receber a melhor nota será impressa. Os alunos também recebem lanche, acesso ao computador para pesquisas e transporte durante o curso.
O diretor de abastecimento da SICA, Willian de Martini, esteve na primeira aula e informou a turma da importância do curso. “O Banco de Alimentos separa, supervisiona e distribui os alimentos para as entidades, que os repassam para as famílias. Mas o trabalho não está apenas em mandar o alimento. É preciso cuidar dele. Sendo assim, o curso oferece conhecimentos em alimentação e práticas de manipulação para dar qualidade no consumo”, disse.
O curso será ministrado pelas nutricionistas Juracema Oliveira e Karina Reis, que pretendem mudar o hábito alimentar das famílias e também preparar os jovens para uma futura carreira profissional.