No Dia Mundial da Água, Osasco cobra agilidade na despoluição do Tietê

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira, dia 22 de março – Dia Mundial da Água – um ato cobrando agilidade na despoluição do rio Tietê.

A ação, que fez parte do calendário da Semana da Água, promovida pela secretaria, contou com a participação de aproximadamente 350 alunos e professores, que se reuniram às margens do rio na avenida Nações Unidas, em frente à praça Carmine Mônaco.

No local, os estudantes do Senai de Osasco, da Etec Prof. André Bogasian, também da cidade, e da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Frei Gaspar da Madre de Deus, todas vizinhas ao trecho do rio que corta a cidade, fizeram uma “pesca simbólica” dos detritos que poluem o Tietê. O ato ganhou a adesão de motoristas e passageiros de ônibus que passavam pela avenida e acenaram com gestos em apoio à iniciativa. Faixas e cartazes também fizeram parte do ato.

O secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, falou aos jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente e os recursos hídricos. “Queremos a despoluição do rio Tietê imediatamente. Os trabalhos de despoluição já foram iniciados, mas deve terminar o mais rápido possível. Hoje, 40% do esgoto de nossa cidade ainda não são coletados. Pedimos que a Sabesp passe a coletar 100% e trate esse esgoto antes de retornar-lo ao rio”, disse, referindo-se aos projetos da Sabesp para a cidade.

“Sem água não existe vida, saúde ou desenvolvimento sustentável. Hoje, o Japão está importando água para beber, devido a seus recursos de águas terem sido atingidos por substâncias radioativas”, completou o secretário.

Ele também informou aos participantes que a prefeitura desenvolve uma série de ações que garantem a preservação do meio ambiente, incluindo os recursos hídricos, como plantio de árvores, recuperação de nascentes, coleta seletiva e o projeto biodiesel.

Também participaram do ato o engenheiro do Pólo de Manutenção de Esgoto da Sabesp, Valdiney Custodio dos Santos, e a gerente do Pólo de Manutenção de Esgoto da Sabesp, Andréia Regina Venâncio da Silva. “Estamos trabalhando no projeto de despoluição do córrego Bussocaba, que é uma contribuição para a despoluição do Tietê”, afirmou Andréia.

Já Arnaldo Cerioni Filho, professor da Etec, alertou que é missão de toda a população ajudar na despoluição, evitando sujar ruas e as margens dos rios; enquanto o professor do Senai, Luciano Ferreira de Lima, destacou que a missão de preservar o meio ambiente é uma tarefa coletiva. Ele lembrou ainda que o Tietê já foi um rio navegável e onde pessoas pescavam. Já a professora da EMEI Frei Gaspar, Roberta Susichi Pereira, salientou que a escola trabalha com coleta seletiva, como forma de contribuir com o meio ambiente, e que o material é trocado por tintas de impressora.

Os alunos também deixaram seus recados “O lixo não deve ser jogado em qualquer lugar. Por menor que seja o lixo jogado na rua, se isso for repetido várias vezes por milhares de pessoas, forma um volume imenso que prejudica o rio”, disse a aluna do Senai, Aline Andrade.

“A poluição das águas influencia na saúde, por isso devemos ter responsabilidade de cuidar de nossos meios de sobrevivência”, alertou o aluno do Senai, Pedro Henrique Acrane Silva.

“Essa parte do rio é muito suja, as pessoas jogam muito lixo, até sofás. Hoje, vários fenômenos naturais ocorrem em toda parte do mundo, mas parece que as pessoas não se importam” concluiu a aluna da Etec, Thaís Daufenbachi.

O ato contou ainda com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e do Corpo de Bombeiro, que garantiram a segurança dos alunos no local, além de acompanhá-los na vinda e na volta até a sede de cada escola.

Check Also

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.