Turmas de Piedade, Embu das Artes e Embu Guaçu fizeram o curso durante dois meses no Centro de Formação da corporação
Referência para outras cidades do país, a Guarda Municipal de Osasco formou na manhã da última segunda-feira, 03 de agosto, 80 guardas das cidades de Piedade, Embu das Artes e Embu Guaçu. A cerimônia aconteceu no auditório do Fundo Social de Solidariedade de Osasco.
Sob coordenação do GCM Especial Itiberê Henriques, os agente participaram de um curso, iniciado em 27 de abril, no Centro de Formação Continuada da GCM de Osasco. Nesse período, tiveram aulas teóricas e práticas envolvendo 30 disciplinas, como Legislação, Educação Física, Tiro e Defesa Pessoal, sempre no sentido de preparar o novo guarda para o policiamento preventivo e comunitário.
Durante a solenidade, o comandante da GCM de Osasco e diretor do Departamento de Segurança Urbana, Gilson Menezes, lembrou que o Centro também contribuiu para a formação de agentes e vigias da própria cidade, além de já ter garantido aperfeiçoamento da guardas de outros municípios.
“Com isso não é só Osasco que está cada dia mais segura, mas todas as outras cidades. Com certeza todos os que hoje estão se formando levarão segurança para suas cidade e desejo muito sucesso nessa nova tarefa”, afirmou.
Já Paulo Fiorilo, Secretário da Administração (pasta à qual a GCM é subordinada), afirmou que a formação de novos agentes é uma das vocações da corporação, além da segurança patrimonial. E deixou um recado aos formandos. “Vocês que se formam hoje têm uma responsabilidade ainda maior, que é passar junto aos seus todo esse conhecimento que obtiveram em Osasco”, afirmou.
Também presente ao evento, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá destacou a trabalho feito pelos guardas de Osasco e o fato da cidade estar sempre aberta para prestar apoio a outros municípios. “Não devemos prestigiar apenas os guardas formandos, mas também os guardas de Osasco, que merecem nosso respeito pelo trabalho brilhante que vem sendo feito. E devo ressaltar que não é sempre que encontramos esse apoio que a cidade de Osasco nos tem dado”.
Chico Brito, prefeito de Embu das Artes também destacou o apoio de Osasco, agradecendo o prefeito Emidio de Souza pela parceria. “Essa postura e atitude do prefeito Emidio, de compartilhar recursos tecnológicos e conhecimento, é motivo de orgulho para todos os prefeitos da região. Abriu as portas da GCM para que as cidades da região tenham uma guarda cidadã como a de Osasco, que tem sido um exemplo ao nosso Estado”, afirmou.
Agradecimentos também estiveram nas palavras do prefeito de Embu Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva. “Agradeço ao prefeito Emidio pela acolhida, recepção e formação. Os formandos com certeza saberão aproveitar bem o curso e colocar em prática na nossa cidade a coragem e humanização e que cada vez mais consiga trazer segurança à nossa cidade”.
O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, falou da satisfação em poder contribuir com a segurança de outras cidades. “Fico muito feliz, pois entre nossas cidades há divisas, mas não há divisões. Antigamente quando falávamos em segurança da cidade, pensávamos em iluminação, programas de apoio, mas sentíamos que faltava um elo e esse elo era a GCM, que hoje presta um policiamento comunitário, bem próximo do cidadão”, afirmou, falando também sobre os próximos passos da parceria. “Os formandos, daqui um tempo, sentirão a necessidade de se aperfeiçoar e você encontrarão a cidade de Osasco sempre de portas abertas”, completou.
Ao som da Banda da Guarda Civil Municipal de Santana de Parnaíba cada cidade presenteou a GCM de Osasco como agradecimento pela hospitalidade. O evento foi encerrado com o desfile das três corporações que se formaram.
Também estiveram presentes ao evento o secretário Jorge Lapas (Governo); o Ouvidor Geral, José Pedro da Silva; o vice-prefeito de Embu das Artes, Natinha; o vereador de Osasco, Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara); o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; a vereadora de Embu Guaçu, Lidia Nimoi; o comandante da GCM de Piedade, Antonio Santi; o comandante da GCN de Embu das Artes, Dirceu Alves da Silva; o comandante da GCM de Embu Gaçu, Eduardo Leite Barbosa; o delegado assitente do 6º DP, dr. Paulo Sérgio Maluf Barroso; o comandante do 1º sub-grupamento de bombeiros de Osasco, capitão PM Luis Cesar Freire; o comandante geral do grupo de intervenção rápida de SP e Grande SP (G.I.R.) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; o sub-comandante da GCM de Osasco, Erivan da Silva Gomes; o sub-regente da banda da guarda de Santana de Parnaíba, Cleiton Borges e o presidente do SINTRASP, Jessé de Castro; entre outras autoridades.