Evento, marcado para o dia 24 de abril, é voltado para os estudantes de Letras do Centro Universitário
Considerado um dos principais escritores contemporâneos do Brasil, Milton Hatoum também é reconhecido por transformar lembranças, próprias ou alheias, em um resumo de histórias humanas. Essas e outras características serão apresentadas na palestra que ele dará aos alunos do curso de Letras do UNIFIEO, marcada para o próximo dia 24 de abril, às 9 horas, no campus Vila Yara (av. Franz Voegeli, 300).
O escritor tece seus enredos sempre em torno de sua cidade natal, Manaus, embora em todas as suas obras seja perceptível a presença de outros locais. Descendente de libaneses, Hatoum introduz em seus livros um pouco de autobiografia, procurando resgatar seu universo familiar e baseando algumas de suas histórias no desembarque dos primeiros imigrantes no Brasil, no início do século XX. Ao abordar terríveis conflitos familiares, ele enfoca a decadência dos princípios convencionais, sufocados pelo espaço cada vez mais dominado pela voracidade da globalização.
Recentemente, o escritor lançou Cidade Ilhada, sua primeira coletânea de contos. A obra reúne 14 narrativas curtas de Hatoum, escritas de 1990 aos dias atuais. Seis delas são inéditas; outras oito, publicadas anteriormente em jornais e revistas literárias, foram reescritas especialmente para o novo livro.
Em sua carreira, publicou mais quatro romances: Relato de um certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008). Os três primeiros lhe rederam a conquista do Prêmio Jabuti de melhor romance. Cinzas do Norte também levou o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, entre eles, Itália, Estados Unidos, França e Espanha.
Ficha Técnica
Palestrante: Milton Hatoum
Data: 24 de abril
Horário: 9 horas
Local: UNIFIEO – campus Vila Yara.
Endereço: Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco – SP
Sobre Milton Hatoum – É romancista, contista e professor. Nascido em 1952, na cidade de Manaus, ele é descendente de imigrantes libaneses. Foi professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, mas deixou a docência para se dedicar à literatura. Em 1970, foi para São Paulo e, três anos depois, ingressou no curso de arquitetura e urbanismo na Universidade de São Paulo (USP). Como bolsista do Instituto Iberoamericano de Cooperación, viajou para Espanha em 1980 e residiu nas cidades de Madri e Barcelona. Mudou-se para a França no ano seguinte e fez pós-graduação na Universidade de Paris III. De volta a Manaus, lecionou língua e literatura francesa na UFAM. Aos 37 anos, publicou seu primeiro romance, Relato de um Certo Oriente. Desiludido com a política cultural de seu Estado, em 1998 trocou Manaus por São Paulo, onde reside atualmente.