Médicos e funcionários do setor administrativo das UBSs de Osasco são orientados sobre as atualizações do protocolo de ações sobre a Gripe A

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco promoveu nos dias 21,22 e 23 de julho, um ciclo de palestras para atualizar as informações sobre o protocolo que uniformiza as ações contra a Gripe A, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para médicos, equipes de enfermagem (entre enfermeiros, técnicos e auxiliares) e funcionários do setor administrativo das Unidades Básicas de Saúde do município. As palestras foram ministradas pela médica infectologista da Secretaria da Saúde e do Hospital Emilio Ribas, Marília Vieira.

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Primária, Élcio Magdalena Giovani, o objetivo é promover esses encontros de atualizações à medida que o protocolo sofrer alterações. “A Gripe A é uma patologia nova com evolução desconhecida e dinâmica, por isso, devemos seguir as ações definidas pelo Ministério da Saúde”, disse “As palestras são realizadas com os profissionais de acordo com a especialidade e a função, por exemplo, na tarde de terça-feira (21 de julho) reunimos os médicos pediatras para passar as orientações”, acrescentou.

Hospital e Maternidade – O corpo médico e demais funcionários do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, também estão recebendo orientações sobre a atualização do protocolo que uniformiza as ações contra a Gripe A.

As palestras aconteceram nos dias 13, 22 e 24 de julho, na própria unidade, e contaram com a participação de 180 médicos (plantonista e diaristas); 412 auxiliares e técnicos de enfermagem; 108 enfermeiras; e 52 funcionários administrativos.

As palestras foram ministradas em dias e horários diferentes para participação da maioria dos funcionários, e para que as informações se multipliquem para todos da equipe.

Medidas – O pacote de medidas de controle e combate à gripe, realizado pela Prefeitura de Osasco, inclui outras ações já em andamento:

– distribuição de 180 mil folhetos informativos à população
– ligações telefônicas com mensagens gravadas sobre a doença para 130 mil domicílios
– criação de um serviço de esclarecimento de dúvidas por telefone, com ligação gratuita para o número 08007744644
– pedido de apoio ao Exército para montagem de barracas onde serão feitas triagem, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de gripe, nas três maiores unidades de saúde da cidade: o Hospital Municipal Central Antônio Giglio e os pronto-socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria. Esse atendimento deve ser iniciado ainda esta semana.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.