PROEJA-FIC-São Paulo reúne-se com outras 8 cidades em Osasco para discutir o PPP, o Plano de Cursos e Currículo Integrado com a presença de representante do MEC
A representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, Janis Kunrath, esteve no dia 19 de outubro, em Osasco, aproveitando o encontro do PROEJA- FIC, para conversar com os oitos municípios presentes na reunião e, principalmente, para conhecer a experiência da OPEJA na cidade.
Segundo Janis, Osasco é referência nessa área, devido ao trabalho realizado pela secretária, de levantamento de experiências da EJA articulada com a qualificação profissional, não poderia deixar de conhecer de perto o que está sendo realizado aqui.
“Estou realizando um mapeamento para identificar as experiências e ações de qualificação profissional que estão articuladas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que atendam à população jovem e adulta com baixa escolaridade. Esse trabalho também está sendo realizado com instituições públicas, órgãos de educação, universidades, institutos sociais públicos, privados, ou pessoas que atuam nesse campo, para que possamos conhecer e registrar o maior número de experiências no País”, conclui Kunrath.
A Secretária de Educação, Profª Mazé Favarão, esteve presente no encontro do PROEJA-FIC e disse que a experiência está valendo a pena. “A administração do prefeito Emidio de Souza fez uma escolha pelo projeto da OPEJA e do PROEJA-FIC. Temos dificuldades como a maioria dos municípios, mas estamos felizes com tudo que acontece de bom e se é bom”, afirma.
Ainda segundo Janis, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, por meio da Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos, tem priorizado um processo amplo democrático e participativo na construção de uma política pública de estado para a educação de jovens e adultos. E Osasco está muito avançado nessa construção. Depois do encontro com educadores do PROEJA-FIC, a representante da SECAD visitou a EMEF Marina Von Puttkammer Melli e conversou professoras e alunos.
No encontro do PROEJA –FIC estiveram presente além da representante do MEC, o Instituto Federal, oito municípios: São Paulo, Itapetininga, Itapevi, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Varzia Paulista, São Bernardo dos Campos e Mauá.