Na noite de domingo, dia 17 de junho, durante a II Feira do Livro de Osasco, aconteceu a cerimônia de lançamento de “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco”, publicada pela Editora de Cultura, e que reúne poemas de mais de 50 escritores osasquenses, sendo o primeiro registro oficial da criação literária da cidade.
A antologia, que teve organização de Marili Alexandre, contém poemas de 58 autores e autoras da cidade, entre eles de Risomar Fasanaro, Jonas Torquato de Melo, Sabrina da Paixão, Isa Ferreira, Tiko Lee e Marcela Primo, esta última, finalista da etapa estadual do Mapa Cultural Paulista desse ano.
Na ocasião, o secretário da Cultura, Luciano Jurcovichi, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Libre (Liga Brasileira de Editoras) e também com os artistas locais como uma importante ferramenta para a consolidação da cultura na cidade. “O artista não pode se submeter ao poder público, mas ser parceiro, e esse lançamento é a consolidação dessa parceria, do poder público com a Libre e os artistas de Osasco. Nós precisamos caminhar juntos. A Secretaria da Cultura não pauta a cultura da cidade, mas está aqui à disposição dos artistas e da cultura de Osasco”, afirmou.
Na abertura do evento, feita por Marili Alexandre, compareceram quase todos os poetas que integram a antologia, além de autoridades e artistas de Osasco. “Sou muito grata pela confiança que vocês tiveram em mim, pelo carinho e respeito. Agradeço também ao prefeito Emidio por realizar o sonho do lançamento dessa antologia”, declarou Marili.
Também esteve presente à cerimônia a diretora da Libre e da Editora de Cultura, Helena Maria Alves. “Para nós é uma honra e um orgulho muito grande poder fazer parte das comemorações de emancipação da cidade de Osasco por meio do lançamento desse livro”, declarou.
Encerrando a noite, Marili Alexandre e o grupo Encontro das Águas declamaram poemas de Garcia Lorca, Fernando Pessoa e Cecília Meirelles.
Esse é o segundo livro de escritores de Osasco lançado pela Editora de Cultura. Na primeira edição da Feira do Livro, em 2011, foi lançado o livro de Jonas Torquato de Melo, “Destinos Opostos”. “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco” marca os festejos do cinquentenário da emancipação político-administrativa da cidade.