O judoca Tiago Camilo e o jornalista e comentarista de futebol, José Trajano, estiveram presentes na tarde do dia 18 de novembro, quarta-feira, no Centro de Formação dos Professores, participando de mais uma edição do projeto Debates Esportivos, realizado pelo SESC Osasco, com apoio das Secretarias de Esporte, Lazer e Recreação e da Saúde da Prefeitura de Osasco. No dia seguinte, o atleta participou de uma clínica esportiva para crianças do Projeto Desafio.
Na ocasião, José Trajano, diretor de jornalismo da ESPN Brasil, entrevistou o atleta, campeão mundial e vice-campeão olímpico das categorias meio-médio e leve, em evento que contou com a presença de cerca de 100 crianças que praticam judô tanto no projeto Escolinha do Futuro do Marechal Bittencourt, da Secretaria da Educação, e do Projeto Desafio, da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer.
O judoca falou sobre o início de sua carreira, a disciplina exigida pelo judô, sua relação com seu Mestre, os campeonatos dos quais participou, dificuldades e conquistas, e projetos para o futuro. Ao final, deixou um recado para as crianças presentes: “O esporte abriu muitas portas na minha vida, então aproveitem toda a oportunidade que tiverem e se dediquem a essa experiência com muito amor, pois poder se dedicar a um esporte em um país como o Brasil é uma oportunidade única”.
O projeto Debates Esportivos tem como objetivo proporcionar discussões relevantes a cerca do esporte por meio de encontros entre atletas e profissionais da área de comunicação. O projeto ocorre uma vez ao mês.
Desafios Esportivos
Na tarde seguinte, dia 19 de novembro, o judoca participou do projeto Desafios Esportivos, encontro que também acontece mensalmente, após o Debates Esportivos, em que o convidado promove uma clínica esportiva desenvolvendo atividades esportivas com o público.
Tiago Camilo, o convidado desse mês, realizou uma oficina de judô para cerca de 120 crianças, alunas do Núcleo de Judô do Projeto Desafio. O atleta ensinou algumas técnicas e golpes e destacou: “O judô exige disciplina do praticante não só nos treinos, mas no dia-a-dia. Quem tem disciplina na vida, será um grande judoca”.