O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, junto do secretário de Saúde, José Amando Mota, e de sua esposa e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Regina Missiano Lapas, visitou na manhã de quinta-feira, 17 de janeiro, o Hospital Municipal Central e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Carmeno Nagghy, no Jardim D’Avila. Ele acompanhou o funcionamento das unidades, conversou com médicos e servidores e ainda dialogou com a população para identificar as principais necessidades médicas.
Em sua primeira visita, Lapas participou de uma reunião entre gestores da área da Saúde e médicos e enfermeiros. Ele percorreu todas as alas do Hospital Central, desde o anfiteatro, sala de ortopedia, clínicas gerais, Pronto Atendimento Infantil até as áreas externas da unidade. O prefeito ainda ouviu críticas e sugestões de melhorias das estruturas físicas, materiais e até mesmo de recursos humanos.
O secretário de Saúde explicou as diretrizes do atual governo. “Temos muito comprometimento para resolver todos os problemas que nos são apresentados. Estamos estabelecendo prioridades na resolução de conflitos. Temos clareza de que devemos ter segurança nos serviços de saúde prestados para que atinjamos a excelência. Com certeza superaremos nossas metas e expectativas”, avaliou José Amando Mota.
Já o prefeito pediu muito comprometimento na qualidade da prestação dos serviços médicos, solicitou integração e companheirismo no trabalho em grupo, cobrou agilidade no agendamento e realização de consultas e focou na qualidade de uma gestão eficiente e dinâmica. “Precisamos melhorar a gestão pública. Temos alocados recursos consistentes no setor, investimos 30% do orçamento, mas precisamos avançar no comando estratégico e na qualidade do atendimento médico. Nossa atenção básica também deve ser melhorada. Podemos diminuir as filas de espera para consultas e agendamentos de exames, ampliar o oferecimento de especialidades médicas e peço que todos melhoremos nossas posturas e atuações no setor público. Exigirei mais de todas as áreas e a saúde é importante porque trata da vida dos nossos munícipes. O ganho é em qualidade para a população”, ponderou.
Lapas ainda ressaltou a qualificação técnica de seu secretário de saúde, que é médico, já esteve à frente do IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco), da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbano) e sempre obteve êxito em suas tarefas públicas. “Sabemos que o José Amando é muito competente, dedicado, tudo o que assume faz muito bem feito, tem o respeito e credibilidade por ser um médico renomado e competente. Ele fará um excelente trabalho na saúde porque conhece e gerencia bem situações complexas”, disse.
Na UBS do Jardim D’Avila, a diretora de Atenção Básica, Gilma Rossafa, que é responsável pela administração de todas as UBSs do município, recepcionou o prefeito e mostrou todas as instalações. Lapas conversou com os médicos e ouviu munícipes. “O prefeito precisa visitar os locais e ver os problemas mais pontuais de cada setor. Na UBS, temos um prédio muito bom, construído ainda na gestão do prefeito Emidio de Souza, mas precisamos adequar as especialidades médicas e contratações. Resolveremos todos os problemas e colocaremos mais médicos nesta unidade”, disse.
Regiane Corvelo Luz Encarnação, de 40 anos, que recebia atendimento médico, ficou impressionada com a atitude de Jorge Lapas. “Penso que o prefeito é maluco ou muito corajoso. Mas pelo que pude observar, vi que ele é muito humano. Veio junto com o secretário de saúde para acompanhar de perto a situação. É no corpo a corpo que ele identifica os principais problemas da população e nossa necessidade de especialidades médicas. É sensacional ver essa postura”, declarou.
Também acompanharam o prefeito durante a visita os secretários Carlos Baba (Serviços e Obras); Marisa Elizabeth (Administração); o diretor de Comunicação Social Roberto Trapp; o secretário adjunto de Saúde, Maurício Rosa; superintendente do Hospital Municipal e diretores da Secretaria da Saúde.