Na segunda-feira, 25 de fevereiro, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, participou de um almoço entre prefeitos e oficiais do comando do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB), sediado em Barueri, e responsável pelas ações em 16 municípios da Região Oeste Metropolitana. O encontro aconteceu no restaurante La Pasta Gialla, instalado no Shopping Center Tamboré, e teve como objetivo debater a qualidade dos serviços de atendimento às emergências prestados em cada cidade pela corporação e os investimentos realizados no setor.
De acordo com o prefeito Jorge Lapas, o diálogo entre a Prefeitura de Osasco e o Grupamento do Corpo de Bombeiros tem sido freqüente. “Nesse momento conversamos sobre a renovação do convênio. Sabemos da importância do Corpo de Bombeiros, toda a sociedade conhece e sabe como é fundamental. Estamos na etapa em que as assessorias jurídicas da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros estudam a minuta enviada pelo Governo do Estado para a renovação do convênio. Resolveremos a questão em alguns dias”, declarou.
O prefeito também falou sobre a proposta do encontro. “Este é um almoço de confraternização. O grande debate agora está em torno da manutenção dos serviços do Corpo de Bombeiros, que são de responsabilidade do governo estadual. O que pensamos é em envolver os empresários nesta iniciativa. Conversaremos com eles para que nos ajudem com os custeios do Corpo de Bombeiros. Podemos discutir amigavelmente com os empresários sobre a possibilidade de o pagamento de uma taxa que ajude diretamente nas despesas da corporação, tendo os empresários à disposição um serviço inclusive mais próximo. Não podemos onerar o bolso do cidadão com mais tributos. Há muita disposição em discutir formas de trabalho mais dinamizados por parte do Corpo de Bombeiros. Aproveitamos a ocasião também para conversar sobre a implantação de um novo posto dos bombeiros na zona Norte de Osasco. Vamos amadurecendo essa ideia” completou.
O 18º GB é responsável pelos municípios de: Carapicuíba, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar, Cotia, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecirica da Serra, Juquitiba e Vargem Grande Paulista.
Dentre os assuntos em pauta abordados, o comandante do 18º GB, tenente-coronel Evandro Teixeira Alves, visou estreitar a boa relação com os prefeitos; dar as boas vindas aos chefes dos executivos municipais inseridos na área de jurisdição do quartel do Corpo de Bombeiros; explicar que cerca de 3,5 milhões de pessoas são atendidas na área das 16 cidades e alertar para as novas medidas de segurança adotadas pela corporação após o incêndio ocorrido no dia 27 de janeiro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou mais de 200 mortos.
Teixeira fez questão de ressaltar que todos os prefeitos das 16 cidades estão preocupados em fiscalizar os estabelecimentos comerciais e casas de espetáculos noturnos. O tenente-coronel também explicou que acontecerão novas reuniões, mas desta vez serão individualizadas e cada problema detalhado pormenorizadamente com as equipes técnicas de cada Prefeitura, respeitando as características de cada administração e o número de estabelecimentos. O comandante também abordou a necessidade de instalar novos postos de atendimento e serviços do Corpo de Bombeiros em outros municípios da região com população acima de 40 mil habitantes, já que apenas 6 cidade, dentre as 16, têm unidades da corporação, sendo Osasco uma delas.
Para o prefeito Jorge Lapas, a importância dos diálogos e parcerias surgem na medida em que os municípios tiveram, ao longo dos anos, crescimentos populacionais expressivos, bem como o aumento do número de empresas, comércios, indústrias e galpões logísticos, embora o Corpo de Bombeiros não tenha conseguido acompanhar os serviços de atendimento às emergenciais na mesma velocidade. O encontro serviu, então, como pontapé para o estabelecimento de novos vínculos, parcerias, consórcios até apoio operacional e estrutural.
Diálogo sempre constante
No dia 15 de fevereiro, o prefeito Jorge Lapas já havia recebido, em seu gabinete, o comandante Evandro Teixeira Alves, o capitão Mattos e o tenente Lippi, responsáveis pela unidade de Osasco da corporação, para tratar da renovação do convênio entre a administração municipal e o Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, Lapas explicou que dobraria o valor de repasse que é destinado à corporação. O montante subirá de R$425 mil para R$846 mil. Além desse repasse, a Prefeitura já colabora com os bombeiros com auxílios para alimentação e equipamentos, dentre outras parcerias. Lapas e o comandante também discutiram, durante o encontro, a possibilidade de implantação de uma nova unidade do Corpo de Bombeiros em Osasco, na zona Norte. Atualmente, a corporação conta com um quartel na avenida Sport Club Corinthians Paulista. “Já estamos estudando parcerias nesse sentido”, completou o prefeito.