Tema foi abordado pela Secretária de Educação, Mazé Favarão, em entrevista ao programa Eclético Mania, que vão ao ar pela TV Osasco
A Inclusão Social e a democracia são as principais marcas da rede municipal de ensino. O tema foi destacado pela secretária de Educação da Prefeitura de Osasco, Mazé Favarão, em entrevista ao programa Eclético Mania, apresentado por Euds Ricardo, e que vai ao ar pela TV Osasco (canal 22 da Net).
Segundo ela, a prefeitura trabalha para incluir, nas escolas municipais, alunos com todos os tipos de deficiência. “Tanto que hoje, além de 2 escolas especiais, contamos com classes especiais dentro das unidades regulares e ainda com estudantes deficientes nas salas, junto com os demais alunos”, disse.
Ela destacou ainda que está em andamento, na EMEF Marechal Bittencourt, no Centro, um projeto-piloto para ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) com forma de promover a inclusão entre os alunos com deficiência auditiva. “Esse projeto não envolve apenas estudantes e professores, mas também funcionários e até familiares”, completou.
Outro ponto salientado pela secretária foi a democracia dentro das escolas, por meio dos Conselhos de Gestão Compartilhada, formados por alunos, pais, professores e funcionários e que ajudam os programas escolares. “Esses conselhos existem há dois anos e fazem parte do conceito de Escola Cidadã, projeto que visa colocar a escola dentro da comunidade”, explicou.
Mazé também falou sobre a nova sede da Secretaria da Educação, importante conquista para o setor. “É um sonho que foi realizado. Nossa rede atende 65 mil alunos, em aproximadamente 150 unidades, mas estava divida em três grandes setores. Agora, centralizamos os trabalhos, o que vai garantir ainda melhor qualidade na Educação”.