Na quinta-feira, 31 de janeiro, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Osasco, com o apoio de agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), apreendeu, em flagrante, dois caminhões na avenida Roberto Pinto Sobrinho, 250, no Parque Industrial Mazzei, pelo despejo irregular de entulho.
Segundo a equipe da GCMs que participou da ocorrência, os agentes realizavam patrulhamento no local quando desconfiaram de dois veículos que transportavam, cada um, duas caçambas de entulho entrando em um terreno público. Questionados, os motoristas dos caminhões disseram acreditar que “estava liberado” o descarte, reforçando ainda que ali alguns motoristas já consideravam um “bota-fora”. Os caminhões, com placas de Embu das Artes, despejam entulho da região do Morumbi, bairro situado na capital. A GCM reforça o controle na região e fiscaliza com maior rigor os casos de despejo de entulho na cidade.
Os dois condutores foram autuados por despejo de entulho irregularmente e os caminhões apreendidos e encaminhados ao pátio de recolhimento municipal, junto das caçambas. Cada motorista pagará uma multa no valor de 3 mil UFMOs (Unidades Fiscais do Município de Osasco), o que equivale a R$ 6.805,20, pena prevista na Lei Complementar 206/2011 (Viver Melhor). O caso foi encaminhado também ao 10º Distrito Policial, no Jardim Helena Maria.
Outro caso de despejo irregular de entulho
Na segunda-feira, 28 de janeiro, a GCM de Osasco já havia apreendido um caminhão que descartava entulhos irregularmente no terreno pertencente ao Ministério da Educação, no bairro Cidade das Flores, onde serão construídas as futuras instalações da Unifesp Campus Osasco. O fato aconteceu nas esquinas das avenidas Newton Estilac Leal e Hildebrando de Lima e contou com a participação da Polícia Militar. Na ocasião, o Demutran aplicou multa ao condutor de também R$6.805,20 e apreendeu o veículo com licenciamento vencido.