O Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, João Monteiro, com o apoio de policiais militares, conseguiu prender em flagrante na quinta-feira, 7 de fevereiro, W.V.N., de 21 anos, e F.R.U, de 25. Os dois tentaram roubar o GCM de 46 anos em uma escadaria na avenida Antonio de Moraes, na Vila Campesina.
Em depoimento, as testemunhas – os policiais militares da ROTA (Rondas Ostensiva Tobias Aguair) João César Damasceno e Douglas Takahashi – que auxiliaram na captura do criminoso, disseram que realizavam patrulhamento de rotina no local quando suspeitaram de dois indivíduos que abordavam um outro homem.
Um dos policiais contou que F. ficou nervoso ao notar a presença da viatura e deixou uma carteira cair. Desconfiados da situação, os PMs pararam o veículo e abordaram os dois suspeitos. Em revista, os policiais encontraram uma arma de brinquedo com o indivíduo, além da quantia de R$ 45 em dinheiro. Na sequencia, a vítima, o GCM, identificou-se e explicou que tinha acabado de entrar em luta corporal com os criminosos, mas eles haviam conseguido roubar sua carteira.
Diante dos fatos e dada a voz de prisão, os bandidos foram levados ao 6º Distrito Policial de Osasco, na Vila Campesina. Os pertences roubados foram devolvidos ao Guarda. Ele realizou exames médicos e passa bem. Na delegacia, os criminosos confessaram o roubo. F. já tinha passagem pela polícia pelo crime contra o patrimônio. A arma aprendida foi levada ao Instituto de Criminalística (IC) de Osasco
Os dois homens permanecem presos, à disposição da Justiça e responderão pelo crime de roubo (artigo 157 do Código Penal Brasileiro). Neste caso, a pena de reclusão poderá ultrapassar os oito anos, além do pagamento de multa, já que o delegado os indiciou levando em consideração a agravante do uso da violência, a utilização de arma; bem como o envolvimento de duas pessoas no crime.