Com apresentação cênica, intervenções e performance poética, grupo apresentou Cantata de Natal em diversos departamentos e no saguão do Paço Municipal
Na quarta-feira, 16 de dezembro, munícipes e servidores públicos de Osasco que passavam pelo saguão do Paço Municipal foram surpreendidos com a apresentação de uma linda Cantata de Natal, apresentada pelo grupo “Pé de Poesias”, da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.
Sob a direção de Marili Alexandre, coordenadora do Setor de Extensão Cultural da Secretaria de Cultura, o grupo se apresentou na Prefeitura a pedido da Secretaria de Assuntos Jurídicos. Além da apresentação maior, executada no saguão, o grupo se apresentou também em diversos departamentos da Prefeitura, recebendo calorosos aplausos de todos os funcionários.
Conforme explicou Marili Alexandre, o nome “Pé de Poesias” foi criado justamente com essa idéia de duplo sentido, ou seja, de uma árvore, cujos frutos são as performances e intervenções, e também a oportunidade para que o público possa sugerir ou pedir alguma poesia durante as apresentações. Neste final de ano, além da apresentação na Prefeitura, a Cantata de Natal foi realizada na Biblioteca Municipal e, no dia 21, a apresentação será no Teatro Municipal.
O grupo se apresenta em repartições públicas, igrejas, escolas, bibliotecas e teatros. As oficinas são montadas de acordo com os temas propostos pelas pessoas que solicitam a presença do grupo. Segundo Marili, qualquer pessoa pode participar do “Pé de Poesia”, sendo que os requisitos básicos são: apego forte à música e à poesia e disponibilidade para emprestar a voz aos poetas. “Tiramos a poesia das páginas fechadas dos livros para apresentá-la a centenas de pessoas”, disse Marili.
O grupo que se apresentou na Prefeitura foi formado por alunas do Cineart, membros do grupo Girassol, os irmãos Proiete e pelos músicos Anísio (bandolim) e Silva (violão). Na cantada, foram executadas músicas de Roberto Carlos, Vinícius de Morais e Renato Teixeira, canções natalinas e poesias de Cora Coralina e Mário Quitana, além de contações de histórias, que contaram com uma adaptação do “Guardadores de Rebanho”, de Alberto Caeiros (heterônimo de Fernando Pessoa).