Assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal aconteceu na quinta-feira, dia 3, durante entrega do Piscinão Anhanguera, em São Paulo.
O prefeito Emidio de Souza participou na tarde da quinta-feira, dia 3, da entrega do Piscinão Anhanguera, no bairro de Pirituba, em São Paulo. Inaugurada pelo governador José Serra e pelo prefeito da Capital, Gilberto Kassab, a obra vai auxiliar no controle das enchentes na região Metropolitana de São Paulo.
Com os piscinões do Rochdale e do Bonança, inaugurados em Osasco em 2007 e construídos em uma parceria da prefeitura com os governos estadual e federal, a nova intervenção em Pirituba compõe o complexo de obras de drenagem que atua no combate às enchentes na zona Norte de Osasco.
Durante a solenidade de inauguração, o governador também assinou, com a superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal, Lucia Helena da Silva, o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Ubirajara Félix e a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, um termo de compromisso para transferência de recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, para a canalização do Ribeirão Vermelho, que de acordo com Pena, será entregue dentro de 18 meses.
Em seu pronunciamento no evento, Emidio destacou a importância da obra para o município de Osasco. “Este piscinão vai conter a água da chuva que desce com muita força pelo Ribeirão Vermelho, atingindo a Vila Piauí, o Rochdale, o Mutinga e o Baronesa”, disse. Ele elogiou a iniciativa, a qual classificou como uma solução integrada que depende também da atuação das prefeituras. “Se há fronteiras entre os municípios, entre os governos não pode haver, pois lidamos com assuntos que são de grande interesse público”, destacou.
O piscinão, construído em um terreno cedido pela Prefeitura de São Paulo, tem capacidade para 110 m³ de água e contou com investimentos do governo estadual da ordem de E$10,2 milhões.
Ribeirão Vermelho – Emidio lembrou que a conclusão da canalização do Ribeirão Vermelho é uma antiga demanda dos moradores da Vila Piauí e adjacências, à qual também se dedica desde seu mandato de deputado estadual em São Paulo. Ele fez referência à presença de moradores da Vila Piauí, destacando entre eles o padre da paróquia local, Mário Pistor. A obra vai contar com repasse de R$44 milhões do PAC e contrapartida de R$6 milhões do governo do Estado.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por sua vez, parabenizou o governador José Serra, que segundo ele, identificou nesta obra uma prioridade muito grande para São Paulo e para Osasco.
Também estiveram presentes ao evento os secretários municipais de Osasco Carlos Marx (Meio Ambiente), Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídico), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer) Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Helena Maria Ferrari (Cultura).
Participaram ainda Tinha di Ferreira, presidente estadual do PHS, os deputados estaduais Marcos Martins (PT), Marcos Zerbini (PSDB) e Celso Giglio (PSDB), a diretora de comunicação da prefeitura de Osasco, Emilia Cordeiro, da coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes, do Chefe de Gabinete do prefeito, Luciano Jurcovichi e do coordenador de Combate às Enchentes, Delcides Regatieri, além dos vereadores Rubens Bastos e Mário Luiz Guide.