Terminou no sábado, dia 4 de julho, o ciclo de plenárias públicas realizadas em 5 regiões da cidade para discutir as metas da administração para os próximos quatro anos (2010 – 2013). O último encontro que debateu o PPA (Plano Plurianual) aconteceu na EMEF Quintino Bocaiúva, Jardim Novo Osasco, e abriu à comunidade a chance de elaborar o planejamento do município. O próximo passo é a realização de uma grande plenária para apresentar o projeto final, com as sugestões da comunidade, que será enviado à Câmara em agosto
O Plano Plurianual Participativo é mais uma inovação da gestão democrática da atual administração, que já criou o Orçamento Participação (OP) e o Projeto Osasco 50 Anos.
A 5ª plenária pública reuniu moradores da Região Sul 2: Veloso, Cipava II, São Vítor, Paulista, Jardim Autonomistas e Conjunto dos Metalúrgicos, Novo Osasco Bussocaba, City Bussocaba, Belmonte e Jardim Helena, Conceição, Santa Maria, 1º de Maio, Tereza, Olaria do Nino, ecanto das Rosas, fazendinha e Raposo Tavares, bandeiras, Joelma, São Cristovão, Parque Palmares, Iguassu e Cachoeirinha. Eles assistiram a uma apresentação dos principais pontos já incluídos no projeto, com base no Orçamento Participativo, no Projeto Osasco 50 anos e no Plano de Governo do prefeito Emidio de Souza, e poderão dar novas sugestões.
O encontro contou também com atividades lúdicas, envolvendo show musical e peça de teatro explicando o que é o Plano Plurianual Participativo. “Esse é o grande desafio da Prefeitura de Osasco: chamar a comunidade para participar das ações e das decisões do município”, disse a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes, que também organizou as atividades.
A dona de casa Maria Madalena de Lima Gomes, 58, destacou que sempre participa das reuniões do Orçamento Participativo e também aprova o PPA Participativo . “Acredito ser de suma importância estarmos por dentro do que acontece na cidade. Assim poderemos cobrar mais ações da Prefeitura e também ajudar nas decisões por meio das sugestões”, disse.
Para o aposentado Vítor de Paula Silva, 65, a população deve participar cada vez mais das reuniões. “Assim, ficamos sabendo o que acontece a cidade. Em Osasco, a comunidade é privilegiada e tem a chance de participar das decisões de como os recursos devem ser aplicados”, afirmou.
Também prestigiaram o deputado estadual Marcos Martins; os secretários municipais Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social), Jorge Lapas (Governo), Juracy Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento); o coordenador de Combate às Enchentes, Delcides Regatieri; o coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha; os vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara) e Antonio Toniolo; entre outras autoridades.