Pelo terceiro ano, o evento “Mãe Solidária” reúne mães no Auditório do Fundo Social para doarem leite materno e ainda participarem de uma palestra com especialistas que abordaram a importância do aleitamento materno
Dando início às comemorações do Dia Internacional da Mulher – 8 de Março – o Fundo Social de Solidariedade de Osasco, presidido pela primeira-dama, Marcia Abreu, promoveu nesta quarta-feira, 3 de março, o terceiro evento “Mãe Solidária”, que tem como objetivo incentivar a coleta de leite materno.
Na oportunidade, mães osasquenses, que estão amamentado e que são cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, doaram leite, que será encaminhado para o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Amador Aguiar. Para a realização do evento, a Maternidade enviou ao Fundo Social a enfermeira Maria Rita; a técnica de enfermagem Maria Ceres; e a enfermeira responsável pelo ambulatório de amamentação Elaine Emi, além de materiais apropriados para a coleta.
A primeira-dama Marcia Abreu agradeceu todas as mães, além das enfermeiras que proferiram a palestra. “Esse ano é ainda mais especial pelo fato de eu também estar amamentando. Isso me coloca na opção de doadora o que me deixa muito feliz em poder colaborar”, disse.
Marcia Abreu ainda deixou uma mensagem para todas as mulheres. “Este é terceiro “Mãe Solidária”, que é realizado na Semana do Dia Internacional da Mulher, justamente para mostrar que o aleitamento materno, além de significar saúde para o bebê, é também de suma importância para a saúde da mulher. Espero ainda que as mulheres continuem firmes em suas decisões, nos estudos, no trabalho, onde ocupam postos cada vez mais elevados, e em especial na criação de seus filhos”, concluiu.
Durante o encontro, as enfermeiras proferiam uma palestra para as mães abordando o tema “A importância do Aleitamento Materno”. Durante a palestra, as três profissionais falaram ainda sobre outros temas relacionados à saúde da mulher, como planejamento familiar, partos naturais e por cesariana. Elas responderam também a diversas perguntas e esclareceram dúvidas das mães.
A dinamarquesa Jessica Smith, mãe do pequeno Luca David Smith, de 3 meses, está passando suas férias em Osasco, se interessou pelo evento e veio dar a sua contribuição. “Eu não conhecia esta possibilidade. Ao passar pelo Posto de Saúde do Jardim Santo Antonio, fui informada do “Mãe Solidária”, me interessei e vim participar”, disse.
Doação de frascos
O Banco de Amamentação está precisando de doações não apenas de leite materno, como também de frascos de vidro com tampa de plástico. Os vasilhames são utilizados na captação, armazenamento e pasteurização do leite.
Maternidade Amador Aguiar
Avenida Getúlio Vargas, 1260 – Jd. Piratininga – Zona Norte
Fone: 2183-3400
Fundo Social de Solidariedade
Avenida Bussocaba – 140 – Vila Campesina – Osasco
Fone: 3652-9400