A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, preocupada em melhorar ainda mais a qualidade da água e a saúde da população, lançou, na tarde de 23 de fevereiro, a “Campanha Água Limpa”. A ação aconteceu no Jd. Santa Maria, na área livre No Limite, zona Sul da cidade, e incluiu a entrega de 140 filtros de barro as famílias carentes.
A campanha é inédita na cidade e terá o acompanhamento do órgão. As assistentes sociais vão monitorar as 140 famílias que receberam os filtros e identificar se há melhoria na saúde das crianças a partir do consumo da água tratada. Após os resultados, o Fundo Social vai expandir a campanha para outros bairros vulneráveis do município.
A primeira-dama acompanhou a entrega e orientou as famílias no uso do filtro. “Devido ao calor e para melhorar a qualidade da água e deixá-la mais fresca estamos entregando o filtro. Dentro da embalagem, vocês encontraram um manual de como limpar e montar. É importante limpar uma vez por semana. São medidas que ajudam na qualidade da água e contribuem para a saúde das crianças”, aconselhou.
A moradora Vera Lúcia da Silva, mãe de quatro crianças, recebeu o beneficio e aprovou a idéia. “Meus filhos tomam água direto da torneira. Com o calor, a água torna-se quente, mas agora com o filtro, tomarão uma água mais fresca”, disse. “Quando criança, eu bebia água de moringa, aquele jarro de barro, e era uma água deliciosa”, lembrou.