Com o objetivo de incentivar e esclarecer as novas mamães sobre a coleta de leite materno e ainda dar continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Fundo Social de Solidariedade de Osasco, presidido pela primeira-dama, Marcia Abreu, promoveu nesta terça-feira, 15, mais uma edição do evento “Mãe Solidária”. Ao final do encontro, o FSSMO fez doação de manta e kit de higiene para todos os bebês.
O evento contou com a participação de mães cadastradas no FSSMO e que estão amamentado. Na oportunidade, as convidadas que foram recepcionadas com um café da manhã e fizeram questão de participar do evento fazendo doações para o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Amador Aguiar. Para a realização do evento, a Maternidade enviou ao Fundo Social, funcionários especializados e materiais apropriados para a coleta.
Quem foi ao encontro também pôde conferir uma palestra sobre “Amamentação e Saúde da Mulher“ ministrada pela média neonatologista Sin Sook Kin. “O leite materno aumenta a resistência do bebê e é considerado a primeira vacina que a criança recebe assim que nasce. As mães devem consumir bastante líquido, evitando refrigerantes”, orientou.
Ainda durante o evento, as técnicas de enfermagem Edna Maria Spagiari e Nair Câmara Bragante fizeram um apelo para que mães da cidade façam doações ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Amador Aguiar. “Precisamos de muita doação já que atendemos a UTI Neonatal e há muitas mães que, por vários motivos, não produzem leite”, explicou a técnica Edna Maria.
Na ocasião, a auxiliar administrativa Elisa Ribeiro da Silva, 35, mãe de Maria Clara, de um mês, fez sua primeira doação ao Banco de Leite. No total foram seis litros de leite materno coletados ao longo de 15 dias e entregue ao Fundo Social. “A sensação de poder ajudar outras mães é incrível. É como se eu estivesse alimentando outra vida, uma transmissão de amor e carinho ao próximo”, afirmou.
Ao final do encontro, a primeira-dama Marcia Abreu agradeceu a todas as mães presentes e também a equipe que proferiu a palestra. Ela destacou ainda a importância do incentivo do aleitamento materno por parte da administração pública. “Reunimos hoje mães que podem doar e mães que precisam da doação. É um ato de amor que não encontra barreira ou laço social. O aleitamento materno significa saúde para mãe e bebê”, salientou a primeira-dama lembrando que o Fundo Social de Solidariedade de Osasco criou e mantém também o Cantinho da Amamentação e promove a doação de enxovais para bebês.