Prefeito Emidio de Souza sancionou, na terça-feira, lei complementar que beneficia 300 profissionais das secretarias de Obras, Finanças, Saúde e Meio Ambiente e Indústria, Comércio e Abastecimento
O prefeito Emidio de Souza sancionou, na terça-feira, lei complementar que cria o Plano de Carreira dos servidores públicos municipais que trabalham na fiscalização. O evento, realizado no gabinete, foi acompanhado por dezenas de profissionais da categoria.
Foram beneficiados, com a medida, cerca de 300 fiscais que atuam nas secretarias municipais de Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Obras e Indústria, Comércio e Abastecimento. A partir de janeiro de 2009, eles passam a ser agentes de fiscalização Tributária, de Obras, Sanitários, de Meio Ambiente, de Postura e Abastecimento e de Defesa do Consumidor, com carreira dividida em 3 níveis, sendo o último para quem tem nível superior.
“Hoje, finalmente, podemos falar que temos uma carreira. Agora, sabemos onde estamos e onde podemos chegar. Por isso, é um dia muito feliz para todos nós”, afirmou, durante o evento, Afonso Rodrigues, fiscal da prefeitura que falou em nome de toda a categoria.
O presidente do Sintrasp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Osasco e Região, Jessé de Castro, também falou sobre a importância da medida. “Essa é uma medida muito importante para os fiscais. Mas não são só eles que ganham. Ganha também toda a cidade”, afirmou.
Também presente ao evento, o secretário de Finanças, professor Estanislau Dobbeck, lembrou que o projeto começou a ser criado a partir de discussões com os fiscais de sua pasta. “Depois, percebemos que essa era uma demanda de várias secretarias e iniciamos uma discussão mais ampla. Com isso, o projeto tomou um novo corpo, culminando com essa lei, que entra em vigor a partir de janeiro de 2009”, explicou, acrescentando que todos os fiscais da prefeitura também passarão a receber R$300 de gratificação.
Já o secretário de administração, Benedito Mariano, lembrou que esse é o 4º Plano de Carreira para servidores instituído na administração do prefeito Emidio de Souza. “Também já fizemos os planos para a Guarda Civil Municipal, para os professores e para os vigias, o que mostra o espírito democrático desta gestão e o respeito que o prefeito tem com os servidores”, disse.
Mariano lembrou ainda que, entre as 3 classes, a que prevê curso superior teve os cursos para cada carreira definidos a partir de discussões com os próprios fiscais. “Com isso, esses 300 homens e mulheres vão estar cada vez mais motivados”, completou.
Ele também salientou que o Plano de Governo do prefeito Emidio, para os próximos 4 anos, prevê a criação de projetos semelhantes para todas as carreiras do funcionalismo.
O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, lembrou que apesar de ainda faltar muito a ser feito pelo funcionalismo, déficit que é fruto de herança deixada por gestões passadas, a categoria tem motivos para comemorar. “Saímos de uma situação de abandono para uma situação um pouco melhor. Antes, não tínhamos nada a comemorar. Agora, cada servidor quer saber quando chegará a sua vez de ter um Plano de Carreira. O funcionalismo sabe que está diante de um prefeito que acredita em vocês”, lembrou.
Ele também falou sobre a importância do trabalho dos fiscais. “Uma cidade só cresce se caminha de forma ordenada. E o papel dos fiscais é fundamental para que a cidade ande em dia, pois é ele que, ao lado do prefeito, tem que aplicar a lei. Por isso, reputo a vocês uma função da maior importância”, acrescentou.
Também prestigiaram o evento os secretários Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais) e Antônio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento); o presidente do IPMO, Antônio Barbeta; a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio, e os vereadores José Barbosa Coelho, Nelson Matias e Antônio Toniolo.