Com o objetivo de incentivar ainda mais a prática de modalidades esportivas na cidade, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, realizou no último sábado, 4 de dezembro, no Centro Esportivo Domenico Spidaletti, o I Festival de Natação do Projeto Desafio, e na Escola de Ginástica Olímpica, o I Festival de Judô e troca de faixa.
O projeto proporciona acesso ao aprendizado de uma modalidade esportiva e atende mais de 1,5 mil crianças entre 6 e 16 anos. Elas têm aulas de natação, atletismo, ginástica olímpica, judô, futsal e tênis de quadra. Desse montante, 80 vagas são disponibilizadas para pessoas com deficiência. Para participar das aulas, a crianças devem comprovar regularidade escolar.
Durante a troca de faixa, o vereador e ex-secretário de Esportes de Osasco, Valmir Prascidelli, ressaltou que a questão fundamental do projeto é oferecer condições às crianças e adolescentes de áreas periféricas da cidade de praticarem esportes com qualidade e acompanhamento de profissionais especializados. “Quando o projeto foi idealizado, nossa idéia não era apenas descobrir novos talentos, mas também tínhamos o sonho de fazer com que cada criança se reconhecesse como um cidadão importante para o crescimento da cidade”, comentou.
Já o secretário de Esportes, Claudio Chapecó, destacou o papel do esporte como agente transformador na sociedade. “O impacto que a atividade física tem na vida das pessoas é imenso. Por meio da prática esportiva estimulamos, por exemplo, a troca de experiências, melhoramos o convívio social, aprendemos a lidar melhor com as adversidades e aceitamos a diferença e a forma de pensar do próximo”, disse.