UNIFIEO sedia encontros para aprimorar a utilização do portal Pinheiros-Pirapora, focado na gestão de bacias hidrográficas da região
Em um momento de forte conscientização pela preservação do meio ambiente, ter informações sobre como utilizar recursos naturais de forma sustentável garante que o discurso chegue também à prática. Desta maneira, o 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental está promovendo oficinas para capacitar a comunidade quanto ao uso mais adequado da água, especificamente dos recursos hídricos que compõem a sub-bacia Pinheiros-Pirapora. Até o dia 25, serão realizados três encontros para apresentar conceitos, técnicas e ferramentas colaborativas do site www.pinheirospirapora.org.br, com foco para a navegação e inserção de notícias, agenda, projetos e imagens.
No dia 24 de abril, a oficina será dirigida às prefeituras, secretarias de governo (Comunicação, Meio Ambiente, Educação) e agências de comunicação das cidades abrangidas pelo subcomitê Pinheiros-Pirapora, que são: Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri e São Paulo.
Já no dia 25, a capacitação é aberta ao público e a estudantes do UNIFIEO, parceiro da iniciativa. Ambas as oficinas são gratuitas e têm vagas limitadas. Para inscrever-se, basta mandar um e-mail para comunicação@5elementos.org.br .
Oficina de colaboração com o site www.pinheirospirapora.org.br
– 24 e 25 de abril
Horário: 14 às 17h
– Local: Laboratório de Informática do campus Vila Yara do UNIFIEO
(Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco-SP) / 3651-9999
Inscrições gratuitas – mandar e-mail para comunicação@5elementos.org.br
Mais informações: 3871-1944, com Natália
Conheça também: www.pinheirospirapora.org.br e www.5elementos.org.br
Sobre o Subcomitê Pinheiros-Pirapora
O Subcomitê Pinheiros-Pirapora abrange 8 municípios: Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri e São Paulo e faz parte do Comitê da Bacia do Alto Tietê (CBH-AT). O CBH-AT é a instituição responsável pela Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (UGRH). Essa UGRH do Alto Tietê abarca quase todo o território da Região Metropolitana de São Paulo, extremamente povoado e pontilhado de problemas urbanos e ambientais. Como a melhor gestão de águas é a descentralizada e como a Unidade de Gerenciamento do Alto Tietê é muito complexa, decidiu-se dividir o território da Bacia em seis sub-regiões: Tietê Cabeceiras, Billings-Tamanduateí, Cotia-Guarapiranga, Cantareira-Juqueri, Penha-Pinheiros-Tamanduateí, Pinheiros-Pirapora