Na segunda-feira, 26 de novembro, a Secretaria de Educação de Osasco promoveu a etapa municipal de premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) de 2012 – Escrevendo o Futuro. O evento, que é um programa do Ministério da Educação em parceria com o Itaú Cultural, aconteceu no Centro de Formação dos Professores, no Centro. O objetivo da OLP é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita das escolas públicas brasileiras e, neste ano, teve como escolha do gênero textual o poema e o tema “O lugar onde eu vivo”.
A novidade do programa é que em Osasco a Secretaria de Educação ofereceu formação para todos os professores de 4ª séries das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), incentivando a inscrição e participação de todos os estudantes da rede no processo, para, com isso, melhorar o desempenho do aluno em sala de aula e consequentemente a qualidade do ensino e instrumentalização do professor.
Nesta etapa, quatro estudantes foram selecionados após serem submetidos a uma comissão julgadora de professores especializados no ensino da língua portuguesa. Os classificados disputarão ainda as etapas estadual e nacional. Foram escolhidos em Osasco os seguintes estudantes: Nicoli Oliveira Silva (EMEF Profª Cecília Correa Castelani), que declamou o poema com o título “O lugar onde moro”; Natalia Tamae Souza Clemente (CEU José Saramago), “O lugar onde vivo”; Alexmuller Ubirajara Diorato (EMEF General Antonio de Sampaio), “Quitaúna, O lugar onde eu vivo” e Mikaelle Lorrane Machado (EMEIEF Etiene Salles Campello), “O lugar onde vivo”.
Homenagens e apresentações
O encontro dos jovens poetas se iniciou com a apresentação musical de estudantes do 5º ano da EMEF Oscar Pennacino, acompanhados pelo professor Erick Brandão. Eles interpretaram clássicos “Por causa de você, menina” e “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor. Na sequência cantaram “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.
Com a formação da mesa de autoridades, a supervisora de ensino do Estado de São Paulo, Deyse Camilli Dias, foi a primeira a discursar e qualificou o trabalho desenvolvido em sala de aula. “Os professores devem ser muito valorizados e reconhecidos pelo trabalho sensível de estimular o hábito da leitura, escrita, criatividade e produção textual. O poema infantil é um campo rico da literatura e é um sonho vermos esta ação tão bem difundida na cidade de Osasco”, destacou.
A coordenadora da Olimpíada da Língua Portuguesa em Osasco, Simone Aparecida Rodrigues Soares, agradeceu a participação de gestores, coordenadores, professores e pais presentes no evento. Ela disse que Osasco está em total sintonia com a proposta da Olimpíada para 2012. “A perspectiva da poesia é que o ser humano desenvolva seu lado social, cultural e ideológico em todas as suas manifestações linguísticas. O tema vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos na rede municipal de ensino em Osasco, já que comemoramos o cinquentenário da cidade. Com os poemas escritos e declamados, os alunos puderam mostrar Osasco de uma forma nova e souberam dar novos sentidos e significados às palavras, pois o poeta assume perfil original e inovador, o que faz desses jovens talentosos poetas”, avaliou.
Para a secretária de Educação, Marinalva de Oliveira, que representou o prefeito Emidio de Souza, o trabalho desenvolvido na rede e os resultados obtidos são empolgantes. “Esta ação é fruto de um planejamento pedagógico iniciado no início do ano letivo. Consideramos a Olimpíada uma iniciativa de extrema importância desenvolvida pela Secretaria de Educação desde 2010, quando abraçamos a proposta sugerida pelo Ministério da Educação, que estimula a participação de todo o Brasil”, resumiu.
“Nossos alunos têm muita capacidade de criação e nossos professores estão capacitados para direcionar o desenvolvimento delas. Somos impulsionadores de mentes inovadoras à medida que estimularmos a leitura e a escrita como protagonistas sociais. Os poemas são formas das crianças externarem seus sentimentos e sugerirem mudanças no espaço onde vivem”, completou a secretária, ressaltando ainda que os estudantes trabalharam em sala de aula a história da cidade, estudaram conteúdos voltados à cidadania, tecnologia e língua portuguesa aplicados multidisciplinarmente.
Todos os finalistas da etapa estadual e seus professores receberam como premiação livros e medalhas. Ao término do evento, houve uma apresentação de literatura de cordel, com a participação do professor da rede municipal, Genaro Gonçalves do Nascimento, que, fantasiado de palhaço Pirilampo, interagiu com os jovens. Cada aluno presente ainda recebeu um livro de literatura infantil e seus professores um livro de poesias.
Os convidados desfrutaram de um coffe-break e acompanharam já no final da tarde o lançamento do livro “Lembrança do Sítio”, de Mazé Torquato, e a exposição de Artes “Cores e Traços”, de Lourdes de Deus.
De acordo com organizadores, a Secretaria de Educação ainda irá editar um livro com os 56 melhores poemas selecionados pela Comissão Julgadora de um aluno de cada unidade educacional envolvida no programa.