Crianças do Conjunto Habitacional Vila Vicentina, no Jardim Roberto, bairro localizado na zona Norte da cidade, puderam participar das atividades lúdicas levadas pela secretaria de Assistência e Promoção Social através do “Espaço Brincar”.
O barracão foi inaugurado no dia 9 de dezembro na rua Morada dos Sonhos afim de resgatar a importância do ato de brincar, disponibilizando dentro de comunidades de baixo poder aquisitivo locais que se transformem em espaços de brincadeira e diversão.
O espaço é uma estratégia do PETI (Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil) para a criança saber que ela tem o direito de brincar e não trabalhar.
Para Débora Cristiane Santos, coordenadora do projeto, a idéia é identificar bairros de vulnerabilidade e criar estratégias de serviços. “Este espaço é uma das estratégias de serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fortalecimento de convivência e vínculo familiar. Começa com o Espaço Brincar, depois vem o CRAS com psicólogos e assistentes sociais referenciar as famílias e vamos trabalhando até instaurar um CRAS na região. A idéia é que o centro de referência seja pulverizado em toda a cidade”, disse.