Escritora Fanny Abramovich debate obras literárias com alunos da rede municipal de Osasco

Alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Osasco tiveram na quarta-feira, dia 3 de agosto, uma aula especial de literatura com a consagrada escritora e pedagoga Fanny Abramovich.

O resultado do debate e das apresentações das histórias infantis “Reinações de Narizinho” e “Alice no País das Maravilhas”, feitos pela autora, será agora integrado pelas escolas ao conteúdo que será apresentado no desfile cívico de Dia 7 de Setembro, que neste ano tem como tema “Literatura: Arte em Palavras – Seduzindo Corações e Mentes”.

No período da manhã, Fanny esteve com os alunos da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental) Hélio Aparecido da Silva, no Jardim Platina, onde apresentou a obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Corrol, traduzido para o português por Clélia Regina.

Já no período da tarde, foi a vez dos alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Larizatti, no KM 18, saberem, por meio das apresentações de Fanny, mais sobre o consagrado escritor brasileiro Monteiro Lobato, autor de “Reinações de Narizinho”. O evento também contou com exposição de trabalhos realizados pelas crianças sobre algumas obras da escritora, como o livro “Também Quero Pra Mim”.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH), e integra um projeto pedagógico de estímulo à leitura e ao letramento para mais de 14 mil estudantes da rede municipal. Ele também integra o projeto Ação Formativa 7 de Setembro, que está proporcionando aos estudantes encontros com 36 renomados artistas brasileiros, entre escritores, atores, cartunistas e cineastas.

A secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, recepcionou Fanny Abramovich na EMEF. Após apresentar a escritora aos estudantes, ela detalhou a importância do evento. ”Quando lemos um livro, a gente entra em uma viagem sem fim. A leitura é um tesouro que levamos para vida inteira. E é tudo isso, que os professores e vocês estão aprendendo sobre literatura, artes e palavras, que vai aparecer no Desfile de 7 de Setembro, mostrando para todos que nos assistirem essas experiências”, disse Mazé.

Na apresentação, além de falar sobre as obras, Fanny relatou sua carreira como escritora e sua preferência pelas obras de Monteiro Lobato, citando o Sítio do Pica Pau Amarelo e Reinações de Narizinho como seus livros preferidos e ainda destacando a personagem Emilia, que sempre a admirou.

Ela salientou ainda que Lobato era um escritor muito engraçado e crítico, mas verdadeiro em imaginações. “Monteiro Lobato fez parte de todos os momentos de minha vida. O professor que não leu um livro de Monteiro Lobato não deveria trabalhar com crianças”, advertiu.

Ela ainda aconselhou e incentivou as crianças a lerem obras de Lobato. “Eu gostaria de propiciar aos meus leitores 10% do prazer que Lobato sempre me deu”, afirmou.

O encontro foi abrilhantado pela aluna da 4ª H, Bruna Viera Álvares Vasconcelos, que vestida de Emilia homenageou a autora entregando uma coletânea de mensagens dos estudantes.

A professora Fernanda Ribeiro de Morais, que acompanhou os alunos no evento, aprovou o encontro. “É muito importante uma atividade assim. Eu amei esse momento, uma oportunidade única do aluno conhecer a autora e interagir com ela sobre os livros”, explicou.

A aluna do 4ªC, Geovana Gabriela do Nascimento Nunes também aprovou a aula inédita. “Eu gostei de ouvir a história dela. Mesmo sendo uma pessoa adulta, ela tem uma imaginação de criança e foi legal saber que ela vai continuar escrevendo. Gostei de ler o livro Perdidos na Excursão e o conto Dona Licinha, escritos pela Fanny”, disse a aluna.

Check Also

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.