No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 22 de setembro, cerca de 40 organizações entre entidades especializadas, sindicatos, empresas, escolas e órgãos do poder público se encontraram no Osasco Plaza Shopping para realizar o 2º Mutirão pela Inclusão, atividade para troca de informações e experiências para toda a comunidade.
O mutirão, idealizado pelo Espaço da Cidadania, tem por objetivo mostrar novas possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência, mostrando os trabalhos das entidades especializadas, do INSS, empresas que cumprem a Lei de Cotas, entre outros.
Uma das iniciativas de inclusão apresentadas foi a Equoterapia, desenvolvida pela Prefeitura de Osasco através da Secretaria de Educação no Parque Chico Mendes, que utiliza atividades com cavalo como recurso terapêutico, a fim de auxiliar a inclusão escolar e social da criança e jovens com deficiência intelectual e física na rede municipal de ensino. Em Osasco, o projeto é desenvolvido pelas terapeutas Mariana Roquette Ferrato da Silva, Denyse Negrelli Burjato, Aline Nuvolari de Lima e Andressa Regina Dalmas Binda da Silva, todas especializadas em equoterapia, coordenadas pela professora Ivani dos Santos Francelino, pedagoga e psicopedagoga especialista em deficiência intelectual.
Toda a equipe esteve presente ao evento para apresentar o projeto. “Esse tipo de terapia garante resultados positivos tanto no convívio social como no equilíbrio, coordenação-motora e sensibilidade”, explicou a professora Ivani.
“Não tem preço o trabalho que elas fazem. É uma maravilha. Meu filho nem andava e hoje ele já corre e joga bola. É um trabalho muito importante, não só para nós como para toda nossa cidade. Estou muito agradecida”, testemunhou Leonor Maria da Silva Martins, mãe-avó do aluno Daniel Martins de Jesus, de 11 anos, há um ano na equoterapia. Da mesma opinião partilha Regiane Rosa Conceição dos Santos, também presente à atividade, mãe de Michel Tadeu Bispo dos Santos, de 7 anos, participante da terapia há um ano. “Antes ele não tinha equilíbrio e hoje ele já consegue dar alguns passos. Ele visivelmente está conseguindo melhoras no seu desenvolvimento”, disse.