Emidio troca titulares de 9 pastas

076-ivan-cruz-4Após dois meses de negociações com os vários segmentos e agremiações que o apoiaram em 2008, quando foi eleito em primeiro turno para o segundo mandato, o prefeito Emidio de Souza (PT) comunicou na quinta-feira, dia 5, nova mudança em seu primeiro escalão, definindo a composição de seu governo para o próximo período. Foram trocados os titulares das secretarias de Administração, Indústria, Comércio e Abastecimento, Serviços Municipais e Cultura, além da Chefia de Gabinete, Coordenadoria de Gênero e Raça, Ouvidoria Geral, Instituto de Previdência Municipal de Osasco (IPMO) e Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito).

076-leandro-palmeira-10Além dos 9 nomes trocados, Emidio anunciou a permanência de outros 6, os secretários Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer) e Gilma Maria Rossafa (Assistência e Promoção Social), sendo que os dois últimos estavam interinos nos cargos desde abril de 2008; o presidente da Companhia Municipal de Transportes de Osasco, Valdir Roque; e os coordenadores Delcides Regatieri (Coordenadoria Especial de Combate às Enchentes e Prevenção em Áreas de Risco) e Nice Abrantes (Coordenadoria de Orçamento Participativo).

A formação do secretariado já havia sido iniciada em dezembro de 2008, quando Emidio confirmou a permanência dos titulares de Educação, Mazé Favarão; Saúde, Gelso de Lima, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves; Jorge Lapas, Governo; Waldyr Ribeiro Filho, Obras; Renato Afonso Gonçalves, Jurídico; Estanislau Dobbeck, Finanças; e Dulce Helena Cazzuni, Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão.

Mudanças

Na quinta-feira, os órgãos que tiveram seus titulares trocados foram: Secretaria de Administração (saiu Aleto José de Souza e assumiu Paulo Roberto Fiorilo), Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (saiu Antônio Jardim e assumiu Juracy Rubens Faria Dalle Luca), Secretaria de Serviços Municipais (saiu Luciano Jurcovichi e assumiu Fernando Montini), Secretaria de Cultura (saiu Luiz Antonio Urban e assumiu Helena Maria Ferrari), Chefia de Gabinete do Prefeito (saiu Jorge Lapas, que acumulava a pasta de Governo, e assumiu Luciano Jurcovichi), Coordenadoria de Gênero e Raça (saiu Joana D’Arc e assumiu a ex-vereadora Sônia Rainho), Ouvidoria (saiu Fernando Montini e assumiu, retornando ao posto que havia ocupado até dezembro de 2008, José Pedro da Silva), IPMO (saiu Antônio Marcos Barbeta e assumiu o ex-vereador José Amando Mota) e Fito (saiu Marcize Garcia e assumiu o vice-prefeito Faisal Cury).

A cerimônia de posse dos novos secretários foi realizada no auditório do Fundo Social de Solidariedade. Durante o evento, o prefeito destacou a importância do trabalho dos antigos secretários no desenvolvimento da cidade, “Todos aqui puderam testemunhar o processo de crescimento por qual passou a cidade nos últimos anos. Foram progressos em várias áreas, muitos dos quais foram reconhecidos por prêmios importantes para a cidade”.

Palavras

O evento também contou com discursos dos titulares que deixaram as pastas e dos novos secretários.

Aleto José de Souza agradeceu ao prefeito Emidio pela a confiança em colocá-lo interinamente como secretário de Administração. “Quero parabenizar o novo secretário, que irá contribuir muito com seu governo e com os munícipes da cidade”.

Paulo Fiorilo, por sua vez, ressaltou sua satisfação em aceitar fazer parte do governo. “É um prazer contribuir com um trabalho como este que vai ser redobrado. Serei um soldado nesta tarefa”.

Antonio Jardim também agradeceu ao prefeito pela confiança no período em que esteve à frente da SICA. “Tive muita dedicação com Osasco, fizemos um trabalho desmedido não apenas para ganhar os prêmios, mas também para melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, disse, referindo-se aos prêmios Sebrae Prefeito Empreendedor, estadual e nacional, os quais foram citados por Emidio durante o evento. Já o novo titular da pasta, Juracy Dalle Luca, agradeceu emocionado ao prefeito Emidio pelo reconhecimento.

Luciano Jurcovichi, que deixou a SESM para assumir a Chefia de Gabinete do Prefeito, também mostrou confiança no trabalho do novo titular da pasta. “A Secretaria de Serviços Municipais vai ficar em boas mãos e nessa nova tarefa pretendo continuar com o mesmo espírito de colaboração”, disse, seguido por Fernando Montini, que agradeceu a Luciano e ao secretário anterior da pasta, o vereador João Góis, pelo bom trabalho desenvolvido por ambos. “O trabalho da SESM será baseado no tripé velocidade, trabalho e conhecimento”, arrematou.

Luiz Urban agradeceu ao prefeito Emidio pela “honra e privilégio” de gerenciar a Secretaria de Cultura por dois anos. “A mudança é importante para a cidade e com certeza continuarei na luta, pois acredito na mudança de Osasco”. A nova secretária Helena Maria Ferrari também expôs sua grande satisfação em compor o governo. “Quero destacar em minha gestão duas palavras defendidas pelo prefeito Emidio: democracia e participação”, afirmou.

Deixando a coordenadoria de Gênero e Raça, Joana D’Arc disse estar feliz por ser admiradora de quem estava assumindo a pasta. “Sônia Rainho é uma pessoa com quem aprendi muito. Ela sempre poderá contar comigo e que minha equipe dê continuidade aos trabalhos com a mesma dedicação”, afirmou. Sônia, por sua vez, disse que D’Arc é sua parceira e obteve importantes conquistas frente à Coordenadoria. “Quero realizar um trabalho importante também; discutir políticas públicas por segmento e buscar parcerias para expandir este trabalho”, disse.

Retornando à Ouvidoria Geral, após a gestão de Fernando Montini, que foi titular do cargo desde seu licenciamento para candidatar-se a vereador para as últimas eleições, José Pedro referiu-se a Emidio como um administrador que, assim como o presidente Lula, está fazendo história, por ser um ex-metalúrgico e sindicalista. “Nossa cidade está de parabéns e eu volto com a maior alegria para trabalhar com carinho e dedicação, ciente de que o mais importante é a consciência de sabermos que temos que trabalhar para nossa comunidade e nossa cidade”.

Ao despedir-se, Antônio Marcos Barbeta destacou o trabalho realizado. “Nestes últimos meses, enquanto estive à frente da IPMO, fizemos um trabalho muito importante para a cidade. Quero agradecer toda equipe que nos apoiou em todos os trabalhos”. Assumindo a presidência do Instituto, o ex-vereador José Amando Mota disse que a mensagem para os segurados do IPMO era otimista. “Tenho orgulho em fazer parte dessa administração e pretendo obter ainda mais conquistas para os segurados”, afirmou.

Marcize Garcia disse ter oferecido dedicação e empenho completos enquanto presidiu a Fito “Agora o Dr. Cury, com a sua competência, devolverá o importante nome e respeito à fundação. Agradeço por acreditar na FITO”, disse. Faisal Cury afirmou que para sua nova atribuição precisará de paciência, conhecimento e dedicação. “A Fito é histórica e desempenha um papel importante para o município e sua juventude. Tenho pela frente a difícil missão de recuperar a Fundação. Espero contar com o apoio dos servidores”.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Marcia Abreu; o deputado estadual Marcos Martins; os secretários Estanislau Dobbeck (Finanças), Gelso Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo), Mazé Favarão (Educação), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a diretora de Comunicação Social, Emília Cordeiro; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Domingos Carreira; o coordenador da Defesa Civil, Mille Nascimento; o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes; os vereadores Osvaldo Vergínio (Presidente da Câmara Municipal), Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Cláudio da Locadora, Eduardo Martins (o Eduardão), João Góis, Josias da Juco, Mário Luiz Guide, Rogério Lins e Valmir Prascidelli; os presidentes de partido Elifas Silveira (PPS), Elizio Rodrigues (PRP), Salete Ramos (PSB), Rose da Silva (PT), Atassírio Francisco da Silva (PRTB), Marquinho de Souza (PSL) e José Roberto (PC do B); Jessé de Castro, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Osasco; Paulo Contin, presidente da ACEO; José Macedo, presidente da Associação das Farmácias de Osasco; Jair Salgado, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Osasco e Região; Manoel Manug, presidente da Associação dos Lojistas do Centro de Osasco; e Antonio Dantas, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco; entre outras autoridades.

Check Also

Prefeito faz apresentação de seus 100 primeiros dias do governo

Na próxima 4ª feira, 10 de abril, às 18 horas, o prefeito Jorge Lapas realiza …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.