Na manhã de quarta-feira, 21 de novembro, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, recebeu, em seu gabinete, uma visita especial de 32 estudantes do 3º ano do Colégio Oswaldo Cruz (COC), escola situada no Jardim Wilson. Na ocasião, o gestor respondeu dúvidas de diversas naturezas.
Segundo a professora Gisele Marques, o objetivo do encontro foi promover uma integração entre os estudantes e a administração pública. “Durante este semestre, trabalhamos na escola os gêneros textuais e o último deles foi a carta. Ensinamos todas as etapas da elaboração do gênero e queríamos proporcionar uma experiência social à atividade aplicada em sala de aula. Aproveitamos o período das eleições para motivar as crianças a escreverem uma carta para o prefeito Emidio, independente da composição do Executivo na próxima gestão. Fomos felizes em conseguir o agendamento da visita e fomos muito bem recebidos pela administração pública. Acredito que a experiência foi importante e esclarecedora para os estudantes, que puderam aprender e vivenciar esse rico momento entre teoria e prática”, disse, acompanhada da professora Mônica Zambelli.
Emidio foi questionado em formato de mesa redonda sobre plano de melhoria para saúde, maneira como foi eleito, período em que pode permanecer no mandato, número de vagas em creches, ampliação da segurança, sistema de videomonitoramento, recolhimento de impostos, aplicação de recursos, trajetória política, licenciamento do cargo, urbanização de favelas e áreas livres, iluminação pública, horário de expediente. “Temos hoje aproximadamente 70 mil alunos matriculados na rede municipal. São cerca de 6 mil professores. Desenvolvemos o programa Recreio nas Férias e várias ações na educação. Temos que planejar postos de saúde, campanhas de vacinação, pavimentação de ruas, construção de novas escolas e obras, melhoraria dos transportes do meio ambiente, bem como manutenção de parques. Tenho prazer em ser prefeito e me sinto muito feliz em saber que as novas gerações têm interesse em saber o que o prefeito faz e cobram melhorias da gente”, resumiu aos estudantes.
O prefeito respondeu perguntas inusitadas também como tempo disponível para lazer com seus filhos, curiosidades sobre a data de nascimento, número de habitantes de Osasco, sua formação de nível superior, como fazer para ser prefeito, folgas, videogames e administração do poder. “O prefeito é eleito para melhorar a vida das pessoas e não deve usar seu poder em benefício próprio. Quem tem poder deve saber se controlar e tem obrigação de respeitar todos de maneira igual e muito humana”, revelou Emidio.
Ele fez um convite aos estudantes, para que participem da inauguração de Natal em Osasco, que acontece no dia 30 de novembro, e contará com queima de fogos e show do cantor Jorge Vercillo. As crianças receberam um kit com a revista Osasco 50 anos e um DVD, que conta a história da emancipação. As professoras ganharam um livro fotográfico, que retrata o surgimento de Osasco.
A estudante Thais Marques, de 9 anos, aprovou a visita. “Percebi que o prefeito acorda cedo, tem muitos problemas para resolver, mas pode mudar a vida para melhor de muitas pessoas que vivem na cidade. Gostei do Emidio, ele é bem calmo e paciente”, resumiu. A opinião foi compartilhada pelo colega de sala Gabriel Maia. “Não é fácil ser prefeito, mas quem sabe eu não posso ser. O problema é ele não tirar folga. Tem que pensar na segurança, no transporte, na educação e muitas outras coisas. É uma profissão que trabalha muito. Fiquei feliz de saber que ele vai responder minha carta e aprendi bastante com o prefeito”, avaliou.
Antes de retornar à escola, a turma ainda visitou a CGOM (Central de Gestão Compartilhada em Segurança Urbana), da Guarda Civil Municipal. Eles ficaram surpresos com o número de câmeras de vigilância e com a maneira como a GCM efetua o patrulhamento e cuida da segurança na cidade.