Prefeito anunciou durante o evento convênios com o Governo Federal. Um para a segunda fase do Vila Vicentina e outro para a área do Jardim Veloso
Na noite do último sábado, 5 de dezembro, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza entregou 72 apartamentos do Conjunto Residencial Viver Bem da Vila Vicentina, e ainda anunciou outros dois convênios assinados para a urbanização de áreas livres.
Os apartamentos entregues nesta primeira etapa integram o pacote de R$130 milhões, entre recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal, e de verbas próprias da prefeitura, que estão financiando o maior projeto habitacional da história de Osasco. A segunda etapa, prevista para ser entregue em fevereiro do próximo ano, contemplará mais 106 famílias.
São cerca de 6 mil famílias beneficiadas com moradia digna e condições de infra-estrutura (ruas pavimentadas, rede de água, esgoto e energia elétrica, córregos canalizados e título de propriedade) em obras que estão em andamento também no Morro do Socó, Morro do Sabão, Portal Menk e Portal Campo.
Também estão em andamento, no local, implantação de 3,1 mil metros de rede de esgoto, 961 metros de rede de água e 560 metros de canalização de córregos, além de 5069 metros quadrados de pavimentação asfáltica e implantação de quadra de esporte, praça e espaços públicos de lazer, beneficiando um total de 3.300 mil pessoas.
Os moradores que vivem há mais de 40 anos em situação precária, hoje agradecem ao prefeito. “Todos sabem da nossa luta, tínhamos tanto medo de sermos enganados que fizemos uma carta de compromisso para o prefeito assinar e nunca esqueci de suas palavras: ‘Nós vamos lutar juntos para urbanizar essa favela e teremos uma Osasco diferente, a partir de 2005’. Muitas pessoas não acreditaram, mas o prefeito cumpriu o compromisso assumido com a comunidade”, disse emocionado Cláudio dos Santos Almeida, que recebeu sua chave e que é membro da associação Viver Bem Vila Vicentina.
O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, disse não ter palavras para expressar a felicidade de entregar os apartamentos para uma comunidade tão batalhadora. “Essa obra foi uma construção conjunta, os moradores se dedicaram de uma maneira incrível e para nós a entrega desses apartamentos é muito gratificante, e o que vai ficar marcado será a amizade que construímos durante toda essa luta”, disse.
Para o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Antonio Ferola, o empreendimento é de primeira qualidade. “Não tenho palavras para dizer o que estou vendo, esse é um dos melhores investimentos feitos na região Oeste, é um empreendimento de primeira qualidade, espero que aqui vocês possam realizar todos os seus sonhos”, ressaltou.
O deputado estadual Marcos Martins, que luta pelo banimento do amianto, fala da sustentabilidade da obra. “Essa obra, além de ter ficado muito bonita, ainda colabora com o meio ambiente e com a saúde pública de Osasco, pois é a primeira obra da cidade que não contém amianto (substância cancerígena)”, falou.
Já o deputado federal João Paulo Cunha, lembra as lutas na região e como a área livre cresceu desde seu primeiro mandato como vereador de Osasco, em 1983. “Esta área livre era um terço do que é hoje e já necessitava de intervenções. Na época, pedíamos à prefeitura coisas mais simples, como uma canalização do córrego, abertura de ruas, mas infelizmente nada acontecia. Hoje vemos o tamanho que essa área adquiriu. Estamos aqui para inaugurar não apenas um córrego, mas sim uma nova cidade. Isso que o prefeito faz pela Vila Vicentina é o que ele tem feito na cidade toda. Emidio sabe exatamente como é a vida do nosso povo, por isso trata as necessidades da cidade com prioridade”, disse João Paulo Cunha.
O prefeito Emidio de Souza lembrou a situação em que encontrou o local, e falou ainda do compromisso com a comunidade. “Vocês sabem as condições de quem morava aqui. Antigamente não existia nome de rua, CEP, aliás, não havia nem ruas, hoje estamos na rua Morada dos Sonhos. Foram 40 anos que se passaram enfrentando situação precária. Quando cheguei pela primeira vez na Vila Vicentina com a proposta de urbanização, não fiquei chateado quando me pediram para assinar uma carta de compromisso, pois sabia que o povo já estava cansado de tantas promessas não cumpridas”, disse.
Emidio anunciou ainda dois novos convênios assinados para a urbanização de áreas livres. “Há um mês estive em Brasília e assinei dois convênios para urbanizar outras áreas livres na cidade. Essas obras serão iniciadas até março de 2010. Agora vamos revigorar nossas energias para entrar em 2010 com determinação para iniciar a segunda etapa do projeto e conclusão das obras na Vila Vicentina”, concluiu Emidio.
Convênios
Os dois contratos vão beneficiar a área livre AA, da Vila Vicentina, que terá a segunda etapa do projeto e conclusão das obras, e a área livre BK, do Jardim Veloso. O convênio prevê repasse de verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) de aproximadamente R$21,5 milhões.
Também estiveram presente na entrega das unidades habitacionais o vice-prefeito e presidente da FITO, Dr. Faisal Cury; os secretário municipais, Jorge Lapas (Governo), Fernando Montini (Serviços Municipais) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); os coordenadores, Nice Abrantes (Orçamento Participativo), Sônia Rainho (Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial) e Delcides Regatieri (Coodenadoria de Combate às Enchentes e Prevenção de Áreas de Risco); os vereadores Osvaldo Vergínio (Presidente da Câmara Municipal), Aluisio Pinheiro, Antonio Toniolo, Eduardo Martins (o Eduardão), João Góis, Rogério Lins, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; o presidente da Associação Viver Bem da Vila Vicentina, Antonio de Almeida; o engenheiro da Delta Engenharia, Fábio Vieira; a presidente do PT Osasco, Rose Lima; o presidente da FESABO, Rozenio Nazareno Vitório; os delegados do Orçamento Participativo, Zeca, Dinei Simão e Wilson; entre outras autoridades.