Emidio e ministro Marcio Fortes visitam obras do PAC em Osasco

417 Romulo Fasanaro Filho (1)De manhã, os dois estiveram na Avenida Visconde de Nova Granada, que está sendo duplicada, e no Jardim Vicentina, onde estão sendo construídos mais de 270 apartamentos

Na manhã desta sexta-feira, 14, antes de participar como palestrante no Fórum de Tecnologia Social, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, e o prefeito Emidio de Souza visitaram algumas obras públicas que estão sendo construídas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Osasco. Dentre outras obras na zona Sul da cidade, Emidio e Marcio Fortes estiveram na Avenida Visconde de Nova Granada, que está sendo duplicada com recursos do PAC e da Prefeitura, e no Jardim Vicentina, onde estão sendo construídos mais de 270 apartamentos para as pessoas que viviam na antiga favela do local. O secretário de Governo, Jorge Lapas, também participou das visitas.

417 Romulo Fasanaro Filho (2)Na Avenida Visconde de Nova Granada, o ministro das Cidades, pasta responsável pela maioria das obras do PAC, verificou in loco as obras de canalização de um córrego e também de duplicação da pista. No local, o ministro fez questão de registrar para o arquivo do Ministério o “antes e o depois”, ou seja, o estado atual da avenida e de como ela ficará após a conclusão das obras.

Além das obras de duplicação, os recursos do PAC serão usados também para a construção de uma ciclovia ao longo da Nova Granada, obra que facilitará a locomoção e dará mais segurança aos ciclistas de Osasco. Inclusive, no momento da visita, o secretário Jorge Lapas foi parado por um munícipe que informou que executa quase todos os seus serviços de bicicleta na cidade. Ele agradeceu ao prefeito Emidio ao ser informado sobre a construção da ciclovia.

Moradores agradecem

Já no Jardim Vicentina, o ministro visitou todo o canteiro de obras e também um dos apartamentos, cujas obras já estão em fase de acabamento. No local, existia uma antiga favela às margens de um córrego sem canalização e coberto de mato. Há décadas, além das residências precárias, os moradores sempre enfrentaram o problema das enchentes e do esgoto a céu aberto.

Agora, quem passa pelo local não o reconhece mais. Sobre o córrego canalizado, foi construída uma rua asfaltada e, dos lados, em vez de barracos, existem prédios. Num terreno de 4 mil metros quadrados, a Prefeitura está construindo com recursos do PAC 178 apartamentos numa primeira fase. Em seguida, serão construídas mais 96 unidades. São apartamentos de 52 metros de área construída.

Enquanto visitavam as obras, Emidio e Marcio Fortes conversaram com alguns moradores que fizeram questão de relatar como era a vida deles antes e, agora, tão perto do sonho de poderem morar num apartamento que eles mesmos estão ajudando a construir. Muitos moradores e futuros proprietários trabalham na obra. “Agradeço muito ao ministro, ao prefeito Emidio e ao presidente Lula que se lembraram da gente. No começo, de tanto esperar, muitos nem acreditavam. Mas, com o decorrer das obras e, principalmente, quando chegaram as lindas portas e janelas, confesso pra vocês que chorei de alegria”, disse um dos moradores.

Após as visitas, o ministro Márcio Fortes afirmou que está muito feliz ao verificar o ritmo das obras do PAC em Osasco. “Alguns tem afirmado por aí que o PAC está parado. Só se for outro PAC, porque eu estou viajando pelo Brasil inteiro, vistoriando e inaugurando obras como estas de Osasco. Aproveito para parabenizar o prefeito Emidio que montou a sua equipe de técnicos, elaborou os projetos e preparou a cidade para receber as verbas do PAC”, disse Marcio Fortes.

Por sua vez, o prefeito Emidio agradeceu também a visita do ministro das Cidades e o seu empenho em liberar as verbas para os municípios, colaborando assim com o governo do presidente Lula. “São recursos que não vem assim de qualquer maneira para o município. Os prefeitos têm que ser responsáveis, conhecer as necessidades reais do município e preparar os projetos. E foi isso que fizemos em Osasco. Não recebemos as verbas por sermos do mesmo partido do presidente Lula. Este é um governo que atende a todas as prefeituras e Estados, independentemente, de cor partidária. Mas, é também um governo responsável com os gastos públicos. Portanto, a cidade que tem projetos bem elaborados, como Osasco, sempre vai ter a atenção do Governo Federal e, consequentemente, receber as verbas para executar as obras públicas em benefício do povo”, afirmou Emidio.

Check Also

Osasco – Projetos habitacionais transformam favelas em bairros

Tema foi tratado em entrevista do secretário Sérgio Gonçalves ao programa Eclético Mania, que vai …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.