A APM (Associação de Pais e Mestres) da EMEE (Escola Municipal de Educação Especial) Dr. Edmundo Campanha Burjato acaba de abrir o Ponto de Cultura “Centro de Cultura e Convivência”, espaço público que tem por objetivo propiciar aos jovens e adultos da unidade – cerca de 289 pessoas – oportunidade de socialização e inclusão cidadã mais ampla, de acordo com a filosofia de Educação Inclusiva em vigor na cidade desde 2005 e que já incluiu nas salas regulares mais de 1.500 alunos com idade entre 4 meses a 14 anos. Essa socialização se dará por meio da realização de oficinas que envolverão alunos da unidade e também membros da comunidade.
O Ponto de Cultura desenvolverá atividades de formação no campo das técnicas de expressão e consciência corporal, artes visuais e de informática através da aprendizagem e prática de criação dessas linguagens e de utilização dos equipamentos e instrumentos de tecnologia assistiva.
Para isso, oferecerá oficina de teatro, fotografia, de informática acessível, além de palestras sobre inclusão e educação não-formal, sempre com objetivo de expandir o foco da prática inclusiva para o campo da cultura.
Todas as atividades, além de possibilitar novas formas de expressão e interação com o mundo, propiciarão de fato a integração de pessoas com e sem deficiência na composição das turmas.
“Esse projeto pretende contribuir para que a Edmundo Burjato, que na sua trajetória abrigou crianças, jovens e adultos com deficiência, possa, nesse momento histórico do advento da política nacional de educação especial, na perspectiva da inclusão, transpor as barreiras historicamente construídas de um sistema segregacional”, afirma a secretária de Educação, Profª Mazé Favarão.
As inscrições para as primeiras oficinas – teatro e fotografia – já estão abertas e podem ser feitas na própria unidade (Rua Thomaz Antonio Gonzaga, 310 – Jd. Cipava – Tel.: 3681-0360 ou 3682-8373). Serão distribuídas 50% das vagas para alunos da própria unidade e os outros 50% serão voltadas para a comunidade, funcionários e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os horários são alternativos às atividades escolares.
O Ponto de Cultura Centro de Cultura e Convivência é uma iniciativa da APM da Dr. Edmundo Burjato com recursos da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) que visa pontencializar o espaço da escola especial com ações culturais para a convivência inclusiva, aberto ao público em geral.
GOSTARIA DE ACOMPANHAR AS FOTOS DOS ALUNOS MEU FILHO FAZ CURSO AI É O ANDERSON ELOY,