Com 300 metros quadrados, unidade deve ser entregue à população em agosto de 2013
O prefeito Emidio de Souza, acompanhado dos secretários Ewandro Ruck (Saúde), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras) e Marisa Elizabeth (Governo), lançou, na tarde desta terça-feira, 11 de dezembro, a pedra fundamental da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Isabel. O equipamento, localizado à rua São Jorge, 285, cuja construção começará na próxima semana, está previsto para ser entregue em 8 meses.
A construção desta e de outras 4 UBS’s em Osasco, e a reforma de outras 24 unidades, são fruto de parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde.
“A Unidade Básica de Saúde representa a mudança de modelo de atenção que implantamos em Osasco, que não é mais só assistencialista, mas, acima de tudo, preventivo. Nossa intenção é conseguir que a população entenda que estamos falando mais em saúde e menos em doença”, declarou o secretário Ewandro Ruck.
De acordo com o secretário de Serviços o Obras, a UBS terá 300 metros quadrados de área, divididos em recepção e sala de espera, consultório clínico de adulto, consultório de pediatria, consultório de odontologia, consultório de ginecologia com sanitário anexo, farmácia, sala de coleta e de curativos, sala de medicação e procedimentos, sala de inalação, sala de vacinação, dois sanitários públicos, sanitário especial para deficientes, central de esterilização, sala de reuniões, sala de administração, cozinha, dois sanitários de funcionários, área de serviço, almoxarifado e estacionamento para 6 veículos. A construção ficará a cargo da Teto Construtora S/A.
Já o prefeito Emidio destacou que a UBS Anunciata de Lucia, que hoje atende o bairro e região, há 40 anos funciona em um imóvel alugado. “Além de a Prefeitura pagar o aluguel há tanto tempo, a UBS, quando é alugada nem sempre é adequada, porque ela obviamente não foi construída para isso. Vamos construir uma UBS segundo os preceitos do Ministério da Saúde, com todo o critério de acessibilidade, com todas as salas necessárias, todo o conforto que uma Unidade Básica precisa ter para atender as pessoas com o respeito que elas merecem”, afirmou
O prefeito também andou pelo bairro, ouvindo reivindicações da população.