O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Amador Aguiar está em situação de emergência devido ao baixo estoque. O leite doado é essencial para alimentar os bebês prematuros internados e, principalmente, aqueles que estão na UTI Neonatal da maternidade.
“Precisamos receber em média 50 litros de leite materno por mês. Neste último trimestre de 2012, captamos apenas 34 litros/mês, o que impossibilita a alimentação com leite materno dos bebês prematuros. A Maternidade Amador Aguiar faz um apelo para as mães que estão amamentando: sejam também mães doadoras. Desta forma, os bebês prematuros terão mais chances de recuperação”, explicou a diretora administrativa da unidade, Claudia Garcia.
Qualquer mulher saudável que está amamentando e produz um volume de leite além da necessidade do bebê pode ser doadora do Banco de Leite Humano. Para doar, a lactante não pode usar medicamentos que impeçam a doação. Em Osasco, a lactante pode ligar para a Maternidade Amador Aguiar nos telefones 2183-3449 ou 2183-3400 todos os dias, das 8h às 18h. Após este contato, receberá em sua residência materiais e folders explicativos com orientações para a ordenha, além de vidros para o recolhimento do leite. Depois de armazenado, um veículo recolherá o leite na casa da doadora. A maternidade também recebe doação de recipientes para o armazenamento de leite humano. O frasco deve ser de vidro com tampa plástica, semelhante aos de café solúvel ou maionese, por exemplo.