Em homenagem aos 40 anos do assassinato dos dois líderes da luta contra a ditadura no País, Carlos Lamarca e José Campos Barreto, a Secretaria da Cultura da Prefeitura de Osasco realizará uma semana de atividades especiais. A programação (ver abaixo) inclui a participação de militantes da luta contra a ditadura militar em diversas mesas de debate.
A história desses dois líderes tem estreita relação com Osasco. Carlos Lamarca, chefe da VPR – Vanguarda Popular Revolucionária – era capitão no quartel de Quitaúna, e José Campos Barreto, o Barreto, como era conhecido na cidade, estudava no Ceneart e trabalhava na Cobrasma.
Em 17 de setembro de 1971 ambos foram assassinados em Pintada, a 700 quilômetros de Salvador, Bahia.
Programação:
Dia 20/9 – terça – às 19h: abertura da Semana com a exibição e debate do filme “Porta de Fogo”, de Edgard Navarro.
Dia 21/9 – quarta- feira- às 19h: exibição e debate do filme “Do Buriti a Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia”, de Reizinho Pereira dos Santos.
Dia 22/9 – quinta- feira às 18h: apresentação musical de Isa Ferreira e Samuel Batista e lançamento do livro “68 a geração que queria mudar o mundo: relatos”, com a presença da organizadora da publicação, Eliete Ferrer, e de alguns autores.
Às 19h30: exibição do filme: “O Massacre de Buriti”, de Roque Aparecido da Silva e de Maria Sena.
Local: Espaço Cultural Grande Otelo
Rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 100 – Campesina – Osasco
Entrada Franca