Eleições dos Conselhos de Gestão Compartilhada de Osasco: democracia participativa nas escolas

A Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Educação, mais uma vez realizará através de processo democrático e participativo, as eleições do Conselho de Gestão Compartilhada (CGC). Elas acontecem nos dias 30 e 31 de março, em todas as unidades educacionais do município.

O CGC é um órgão de natureza deliberativa que coordena ações administrativas, financeiras e pedagógicas dentro das unidades educacionais, discute o que vai bem e o que precisa melhorar, e é formado pelos segmentos: alunos (votam dia 30/03), pais, professores, e funcionários (em 31/03).

Segundo o Coordenador do CGC, Paulo Sergio Marcelino, para que o processo aconteça conforme está previsto, muitas ações foram desenvolvidas, como: a criação da comissão eleitoral, comissão de acompanhamento formada por membros da sociedade civil e lideranças do entorno das unidades, reuniões com vários segmentos da sociedade, como igrejas católicas e evangélicas, entre outros. “Tudo está sendo feito para que a sociedade seja observadora, testemunha e relatora de um processo transparente. Para que os membros pudessem entender melhor todo o processo e tirarem dúvidas, fizemos reuniões com a comissão de acompanhamento”, afirma.


Divulgação do processo

A divulgação está acontecendo através de várias ações integradas e com a participação de outros projetos da secretaria de educação, como o projeto a Escola Vai Para Casa e o Escolinha do Futuro. Também foram realizadas ligações, através de Call Center, para residências, chamadas em carros de sons pela cidade, chamadas nos comunicados do Bolsa Família, informes em boletins sindicais, além do diálogo com diversas lideranças por toda a cidade, inclusive com a participação da Secretária de Educação, Mazé Favarão convidando a comunidade escolar a se candidatar.

A expectativa é que o número de candidatos supere os quatro mil inscritos na eleição de 2009, que elegeu dois mil conselheiros.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

um comentário

  1. Osasco esta no caminho certo. Ontem na Universidade foi perguntado na aula de filosofia se Osasco tinha ou fazia Gestão Participativa, qdo respondi que sim, ninguém sabia o que era isso, dai então o professor mandou que todos pesquisasem, que bom eles irão descobrir que “sim” Osasco tem sim uma Gestão Participativa, valeu, parabens pela iniciativa e agora poderei partiipar tbem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.