O prefeito Emidio de Souza participou na noite de quinta-feira, 10 de dezembro, da cerimônia de formatura de 962 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova). O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo da FITO, contou com as intérpretes de libras Luciana Dip e Monica Sena, e reuniu familiares e amigos dos formandos.
Além do prefeito, compuseram a mesa de abertura da cerimônia os secretários Jorge Lapas (Governo), a professora Mazé Favarão (Educação), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social); o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio, os vereadores Waldomiro Ventura, Valmir Prascidelli e Rogério Lins, a secretária adjunta de Educação, Márcia Fernandes, e a coordenadora da EJA, Rutileia Antunes do Amaral.
Emocionada, Creuza Santos Teixeira, da Associação Renovo Brasil, representou os alunos do MOVA, e falou sobre a sua vontade de continuar seus estudos. “Quando criança não tive o privilégio de estudar, morava na Bahia e meu tempo era para trabalhar e ajudar meus pais. Criei e formei dois filhos. Agora, tenho que olhar para o futuro, e sei que posso realizar meus sonhos, por isso quero continuar meus estudos, para me formar na área social e antes dos 70 anos trabalhar por essa cidade que amo”, disse.
Para a secretária de Educação, Mazé Favarão, a formatura representou um grande momento de superação na vida de cada aluno. “Todos vocês são vencedores porque retomaram o caminho que lhes foi roubado. Em 2004, Osasco contava com 1,4 mil jovens e adultos estudando, e hoje, com os investimentos da atual administração esse número subiu para 2,8 mil”, afirmou.
Segundo Mazé, o difícil não é matricular o aluno, “mas sim mantê-lo em sala de aula”. “E isso, Osasco vem conseguindo, reduziu consideravelmente o índice de analfabetismo. Hoje, somos referência para o País, o que é motivo de orgulho como cidadã e osasquense”, acrescentou.
Para o prefeito Emidio de Souza, a entrega dos certificado mostra que é possível superar dificuldades. “Estamos diante de pessoas que tiveram que recomeçar, e agora depois de adultos, e de se tornarem mães, pais e até avós, retomaram seus estudos. Estamos aprendendo sempre e essa é a vida do brasileiro. Sou filho de um casal cearense que teve dificuldade para criar os filhos mas que sempre lutou e valorizou a educação”, relembrou.
Emidio falou sobre os investimentos para levar à comunidade uma educação pública e gratuita de qualidade. Hoje, além dos uniformes e material escolar gratuitos, os alunos da rede contam com merenda reforçada e projetos educacionais com professores qualificados, além da Universidade Federal que em breve estará em funcionamento. “Quando há compromisso, comprometimento e vontade fazer, tudo é possível”, finalizou.