Pelo terceiro ano consecutivo, professores serão treinados por meio do programa Ciência Hoje para levar experiências às salas de aula. Trabalhos serão reunidos em mostra
As portas de um novo mundo de conhecimento serão abertas a mais 20 mil alunos da rede municipal de ensino de Osasco. E as chaves estão nas mãos de 391 professores que iniciam, na próxima semana, a capacitação no Programa Ciência Hoje, realizado em parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco e o Instituto Ciência Hoje (ICH).
O projeto, já adotado há dois anos na rede municipal, trabalha com a chamada “alfabetização científica”, estimulando os estudantes a se transformarem em “cientistas” e fazerem experiências, em salas de aula, para aprenderem na prática os principais conceitos de Ciência. No ano passado, os trabalhos produzidos pelos estudantes fizeram parte de uma mostra, que vai se repetir em 2009.
A base para esses projetos são as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje para Crianças, editadas pelo ICH, entidade sem fins lucrativos ligada à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
O lançamento da edição de 2009 do projeto, que envolve estudantes de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e também da EJA (Educação de Jovens e Adultos) aconteceu em grande estilo, na noite desta terça-feira, dia 27 de maio, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação. Os professores assistiram a uma palestra do professor Luis Carlos de Menezes, doutor em Física pela Universitat Regensburg, membro do Conselho Científico da CAPES para Educação Básica, presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa Nuclear na Sociedade Brasileira de Física e articulista da Revista Nova Escola, que falou sobre “As Múltiplas Dimensões da Alfabetização Científica”.
Na abertura do evento, a Secretária de Educação, professora Mazé Favarão, destacou a seriedade da parceria. “Não apenas a formação que oferecemos aos professores é de alta qualidade, mas esse projeto é o que de melhor podemos garantir, em termos de Educação, para nossos alunos. O desenvolvimento do pensamento científico é algo que se pratica e, tendo isso como princípio, poderemos ensinar nossas crianças a se constituírem como pesquisadores”, disse.
Ela ressaltou ainda a importância da realização da mostra com os trabalhos dos alunos. “No ano passado, ela nos mostrou quanto o envolvimento das escolas foi grande”. E destacou que o projeto é mais um passo para garantir que a Educação de Osasco tenha cada vez mais qualidade. “Com o Ciência Hoje, também vamos conseguir mostrar que a escola pública produz pessoas que vão ajudar a melhorar o mundo”, finalizou.
Já o Superintendente de Projetos Educacionais do ICH, Ricardo Madeira, explicou que o projeto é desenvolvimento há 8 anos em redes públicas de ensino. “E escolhemos, para ser nossas parcerias, redes que tenham um projeto educacional moderno, como é o caso de Osasco”.
Segundo ele, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação já capacitou, em 2 anos, 681 professores, que passaram a levar novos conhecimentos a 23 mil alunos. E a intenção é ampliar esse trabalho para 2009 e o primeiro semestre de 2010. “Vamos abrir 800 vagas nesse período para professores e fazer com que as revistas cheguem a mais 20 mil alunos”, completou, acrescentado que o projeto não segue fórmulas e que todos os professores podem fazer sugestões para sua adaptação à rede.