A Prefeitura de Osasco, por intermédio da Secretaria de Educação e em parceria com o Cento de Educação, Estudos e Pesquisas (CEEP), desenvolve o Programa de Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos (OPEJA), cujo objetivo é integrar a educação de jovens e adultos (EJA) com a qualificação profissional.
A OPEJA oferece cursos de Artesanato, Alimentação e Saúde, Imagem Pessoal, Construção Civil, Culinária, Serigrafia e Patchwork, dentre outros, com duração semestral. Os alunos têm autonomia na escolha do curso e a opção é feita, coletivamente, pelos alunos de cada sala de aula.
Gessica Rigodelli, professora de Alimentação Saudável, comenta que trabalhar na OPEJA é uma experiência singular. “A cada dia aprendemos um pouco com os educandos. Muitos chegam do trabalho e vêm direto para aula, sempre entusiasmados, mesmo estando cansados. Os alunos transmitem alegria durante as aulas e demonstram interesse pelos conteúdos teóricos e práticos. Com frequência, registro o diferencial que essas aulas representam para cada um deles. O retorno é sempre positivo, pois sabemos que muitos dos nossos alunos estão ajudando no orçamento familiar a partir do aprendizado na OPEJA. Esses relatos potencializam nosso trabalho”, diz.
Os professores da OPEJA passam por formações pedagógicas para desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos e criar alternativas que possibilitem atuação voltada de forma mais adequada ao aluno trabalhador. Todas as orientações profissionais são realizadas por profissionais qualificados. A Educação de Jovens e Adultos requer que o professor tenha uma visão ampla, a fim de desenvolver a integração e o conhecimento a partir da diversidade cultural e da heterogeneidade dos adultos com os quais atua. Durante as aulas, os professores valorizam o conhecimento que cada educando traz consigo.
Na EMEF Marina Saddi Haidar, a aluna Evanice Pedroso Nascimento, 36 anos, conta que aprendeu muito com as aulas de Imagem Pessoal e como fazer máscaras faciais com frutas e a depilação caseira. “Todos da sala participaram das aulas práticas. Além disso, temos colegas que já estão trabalhando com depilação e conquistaram muitas clientes com as técnicas que aprenderam”, afirma.
Na EMEF Saad Bechara, os educandos estão aprendendo Patchwork e técnicas de customização em toalhas, roupas e bolsas. A estudante Tereza de Oliveira Morais, 55 anos, costureira, relata que aperfeiçoou suas habilidades com as orientações dadas pela professora Maria Regalau. “Atualmente, eu customizo bolsas, panos de pratos e roupas. Também aprendi variedades de técnicas de bordado e de criação de alguns produtos, como puxador de saco. Convidei uma amiga para me ajudar e abrimos um ateliê na garagem da casa dela. Não estava dando conta de tantas encomendas. As aulas da EJA e OPEJA são uma das melhores coisas que me aconteceram nesses 55 anos, além das amizades”, conta.
Segundo a secretária de Educação, Profª Marinalva Oliveira, a secretaria desenvolve desde 2005 uma educação além da sala de aula. “O resultado desse trabalho destaca Osasco como uma das cidades com melhores práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Esta é mais uma conquista e experiência de sucesso que a Educação do município alcançou para garantia de educação pública de qualidade”, afirma.