“Qual é o seu sonho?” Essa é a pergunta base do projeto “Escola vai para casa”, implantado em Osasco há cerca de 2 anos, em parceria com a empresa Planeta Educação, e que já atendeu a aproximadamente 20 mil famílias de alunos que estudam nas escolas municipais da cidade.
Com o objetivo de ampliar a rede de proteção da criança, apresentar políticas públicas às famílias, integrar a escola e a comunidade e aproximar o professor à realidade do seu aluno, o programa conta com 31 agentes educacionais que visitam as casas dos estudantes do Ensino Fundamental I levando orientação e principalmente, buscando informações sobre a rotina que envolve os familiares da criança.
Os resultados do projeto foram apresentados ao prefeito Emidio de Souza na noite de segunda-feira, 9 de abril. Na ocasião, a coordenadora do projeto, Liliane Cazimiro, contou que das mais de 20 mil visitas já feitas, 18 mil geraram relatórios com as devolutivas aos professores. De acordo com o levantamento feito pela “Planeta Educação”, 98% dos professores mudaram a visão em relação ao aluno, 79% das famílias passaram a fazer parte de programas de inclusão oferecidos pela prefeitura e 98% dos casos em que os agentes detectaram alguma forma de abuso infantil, foram encaminhados aos técnicos ou órgãos competentes.
“Tem prefeito que mede o trabalho que fez na educação pelo número de escolas que entregou durante seu mandato. Claro que é muito importante, mas penso que devemos medir nosso trabalho pelos resultados que obtemos, e isso se consegue qualificando professores de forma permanente e implantando projetos que fazem a diferença na vida do aluno”, explicou Emidio. Também presente ao evento, o deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, João Paulo Cunha, lembrou que somente a integração entre a escola e a família pode proporcionar educação de qualidade.
Para a professora Mazé Favarão, que na época da implantação do projeto era secretária de Educação de Osasco, as mudanças positivas que a cidade vem assistindo na área são frutos de um governo comprometido. “A ampla visão do prefeito Emidio sempre garantiu consistência às ações da secretaria de Educação. O projeto “Escola vai para a casa” é inovador e corajoso, como o nosso prefeito”. Esse também foi o tom do discurso da atual secretária da pasta, Marinalva Oliveira, que salientou que o sucesso do projeto se deve a todos os que acreditam e tem vontade de proporcionar educação diferenciada em Osasco.
Informática Educacional – Na mesma noite, os resultados de outro importante projeto que usa a tecnologia como conteúdo didático-pedagógico foi apresentado ao prefeito Emidio de Souza. Trata-se do “Informática Educacional”, do qual participam 32 escolas e já atendeu 10 mil alunos da Educação Infantil. Além disso, 500 professores também já foram certificados pelo projeto, de acordo com a coordenadora Mariangela Machado.