A Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Saúde e do PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde) promoveu na manhã de sábado, dia 19 de maio, mais uma ação de cidadania e saúde, com a final do Campeonato de Truco com o Baralho da Saúde. O evento, que aconteceu no CEU (Centro Educacional Unificado) José Samarago, contou com a presença do deputado federal, João Paulo Cunha, e teve a participação de 250 pessoas, que puderam torcer e conhecer a dupla vencedora, formada por Germano José da Silva e Edicarlos Pereira, pacientes da UBS Baronesa.
Satisfeita com a mobilização e os resultados obtidos nessa edição, a diretora do Departamento de Atenção Primária, Solange Cristina Silva, fez questão de destacar que o campeonato também faz parte das estratégias da secretaria para a promoção da saúde. “É também uma forma de trazer os homens às unidades básicas de saúde”, disse.
As duplas finalistas foram selecionadas nas rodadas internas que ocorreram em 37 unidades de saúde de Osasco. O segundo lugar ficou com a UBS Santo Antônio, com a dupla Francisco Rabelo e Melquides Ferreira. A UBS Olaria conquistou o terceiro lugar com os jogadores Jeso Neves e Leonardo Manoel. “Faremos uma festa para os vencedores e gravaremos os nomes nas medalhas. É bom ver os usuários do SUS se envolvendo em ações de educação em saúde, como neste campeonato,” declarou o enfermeiro da UBS Baronesa, Reinaldo Henrique Mendes.
As cartas do baralho utilizadas no campeonato são especiais. Elas trazem informações sobre qualidade de vida e saúde. Enquanto jogavam, os participantes liam as informações nas cartas.
Além do campeonato de truco, o evento contou com outras modalidades de jogos e esportes, como vôlei, xadrez, aula e apresentação de dança. A ação fez parte das comemorações dos 50 anos da cidade.