A nova estrutura permitirá otimização do trabalho e pré-tratamento do óleo residual captado nos pontos de coleta da cidade
Implantado em 2008 pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, o Projeto Biodiesel anuncia uma novidade para ampliar a quantidade de óleo de cozinha coletado: o projeto passa agora a contar com um depósito de armazenamento com capacidade para 12 mil litros, localizado no Jardim Piratininga. As instalações do novo depósito foram projetadas de forma a tornar mais adequado o armazenamento, permitindo o pré-tratamento do óleo coletado.
A nova estrutura conta com capacidade para armazenar até 12 mil litros de óleo residual de fritura, sistema de filtragem, área exclusiva para higienização externa das bombonas e pátio para carga e descarga. Submetido ao pré-tratamento, o óleo residual agrega maior valor e seus rejeitos podem ser destinados a outras finalidades, como a fabricação de ração animal ou glicerina.
Nos últimos meses, a equipe responsável pelas atividades do projeto têm intensificado a rotina de palestras de orientação e divulgação sobre as ações do projeto, com dois objetivos: reduzir a quantidade de óleo descartado inadequadamente e promover educação ambiental à comunidade escolar.
O Projeto Biodiesel Osasco hoje é responsável pela coleta de aproximadamente 5.000 litros de óleo por mês, contado com mais de 500 postos de coleta em funcionamento.
Além da arrecadação de óleo residual realizada no município, o Projeto Biodiesel Osasco hoje possui postos de coleta instalados em escolas de municípios como Santana de Parnaíba, São Paulo, Cotia e Barueri, como forma de ampliar o raio de ação da iniciativa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3652-9324 ou pelo e-mail sema@osasco.sp.gov.br.