Novo sistema, com central telefônica e praça de atendimento, visa melhorar ainda mais os serviços prestados à população. Prefeito Emidio de Souza e secretários participam dos treinamentos para os servidores
Com intuito de modernizar, organizar e dar mais agilidade à prestação dos serviços públicos, melhorando ainda mais o atendimento à população, a Prefeitura de Osasco vai implantar o projeto “Atendimento ao Cidadão 156”, que vai permitir, a partir de um único número telefônico, centralizar todos os contatos com os munícipes.
Para a execução do sistema, a Secretaria de Administração iniciou, no dia 11 de julho, no Teatro Municipal, o curso de capacitação “Excelência no Atendimento Público”, destinado a 1600 servidores de todos os setores municipais que trabalham diretamente com atendimento pessoal e telefônico. A medida cumpre uma das metas prevista no Projeto Osasco 50 anos.
A capacitação, que é feita em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), foi dividida em quatro etapas, sento a que a primeira foi iniciada em julho e as demais acontecem em agosto, setembro e outubro, incluindo 400 servidores por turma, em uma jornada de 20 horas, durante cinco dias.
A programação para o treinamento possui cinco módulos: Como os comportamentos interferem no Atendimento ao Público; Relacionamento Interpessoal – Como se relacionar bem com o público; Ética Profissional – Ciência da Conduta Humana; A importância do Atendimento ao Público; Atendimento ao Cliente na Prática – A habilidade de encantar.
Nessa primeira etapa, os temas foram ministrados por palestrantes especializados nessas áreas, como o administrador de empresas na área de bancos e finanças, Ricardo Piovan; pela MBA em Gestão de Pessoas, Cléo Nascimento; pelo professor-consultor de Gestão Empresarial, Marcos Gross Scharf; e pelo analista Técnico de Suporte e Implantação, Nelson Inamine. Além disso, houve a participação do prefeito Emidio de Souza e de secretários municipais.
Emidio de Souza participou do segundo dia do evento, parabenizando os organizadores e destacou a grande participação dos servidores. Ele abordou também a importância da implantação do Atendimento 156, dizendo que, com a chegada da tecnologia, ficou muito mais fácil a população dialogar com o poder público. E frisou também a importância do servidor estar qualificado e preparado para o trabalho. ”Capacitação como essa enriquece a gente. Muitas cidades, Estados e o governo federal já começaram a adotar a chamada meritocracia, que é valorizar as pessoas pela capacidade e mérito que elas têm. É dar valor para quem se esforça e faz o diferente. É dar valor para quem se dedica cada vez mais”, ressaltou.
“Abram esta janela de oportunidade e não deixe que ela jamais se feche. Procurem outras capacitações sempre” incentivou Emidio.
Já secretário de Administração, Paulo Fiorilo, no primeiro dia de treinamento, detalhou a chegada no novo sistema de atendimento. ”O Projeto 156 será mais um instrumento que a prefeitura vai disponibilizar aos cidadãos e também servidores para que facilite a vida daqueles que necessitam de algum tipo de serviço da prefeitura. A idéia e estabelecer um fluxo de atendimento através de um número de telefone, no caso 156”, esclareceu. Ele informou ainda que o público contará com um Guia de Serviços on-line conectado ao site da prefeitura, com todos os serviços prestados pelos órgãos municipais. A secretaria estuda ainda uma versão impressa do Guia de Serviços.
O secretário de Governo, Jorge Lapas, também fez uso da palavra no segundo dia. “A Prefeitura está fazendo investimentos em equipamentos, rede e logística para melhorar e organizar o atendimento, mas nada vale se a gente não tiver a capacitação dos servidores. O projeto 156 será uma modernização no serviço de atendimento que, além do Call-Center, terá uma praça de atendimento na frente da Secretária de Finanças, para aqueles que preferem fazer pessoalmente suas solicitações” explicou.
O projeto 156 é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e governo federal, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), informou o secretário de Finanças, professor Estanislau Dobbeck, que participou do terceiro dia de atividades. ”Uma das exigências do BNDES para implantação do projeto é uma capacitação desse tamanho, envolvendo 1600 servidores. Com essa tecnologia no atendimento vamos ter as reivindicações mais concentradas, possibilitando buscar uma solução mais rápida para o atendimento à população”, disse Dobbeck.
O quarto dia do curso foi aberto pelo secretário de Saúde, Gelso de Lima, que explicou todo o processo desenvolvido pela Prefeitura, durante os últimos anos, para efetivação do sistema de atendimento 156. “Esse processo poderia até ter sido mais rápido. Mas, infelizmente, as gestões passadas não investiram em informatização, o que retardou as ações”.
Gelso também destacou a importância de ter servidores preocupados e empenhados na execução dos serviços. “Vamos implantar um software para o atendimento, mas se não tiver atrás da máquina um ser humano que tenha a compreensão da importância daquilo que está fazendo e que se preocupe com o problema do próximo, mesmo sabendo que às vezes a resposta não será satisfatória, não tem software que de jeito. A diferença está nas pessoas, não está no equipamento ou no investimento que a prefeitura está fazendo. Ela está em cada um de vocês”, frisou.
O curso se encera nesta sexta-feira, dia 15, com a participação da secretaria-interina de Educação, Márcia Fernandes.
Servidores da prefeitura aprovaram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “O curso tem um dinâmica muito boa, com conteúdos interessantes. Trabalho no Calçadão da Antônio Agu, onde é constante o contato com a população e novos conhecimentos sempre ajudam, além da minha formação acadêmica”, observou a GCM Gilvaneide Oliveira.
Para a servidora Atendente do Conselho Tutelar, Elinéia de Souza V. Santos, o curso vai contribuir para as tarefas do dia a dia. “Foi um curso produtivo e os novos conhecimentos serão utilizados no desenvolvimento do meu trabalho. Atendo pessoas com dificuldades, muitas vezes nervosas e é preciso saber lidar com essa situação, principalmente de tranqüilizar quem nos procura”, declarou.
Também prestigiaram o curso a secretária adjunta de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, Sandra Faé; a diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos, Régia Maria Gouveia Sarmento; o ouvidor geral da Prefeitura, José Walter Soares de Oliveira; e os representantes do Instituto Curitiba de Informática, Marco Aurélio e André Moro, dentre outras autoridade.