Com direção de Fernando Medeiros, texto do britânico Harold Pinter explora verdades e mentiras nas relações conjugais
Sucesso de temporada em São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo “O Amante”, do dramaturgo britânico Harold Pinter, chega aos palcos do Teatro Nivaldo Santana, em Osasco, com apoio da Secretaria da Cultura, para duas apresentações, nos dias 14 e 15 de abril.
Dirigido pelo premiado diretor Fernando Medeiros, a montagem tem no elenco a atriz Helô Cintra, interpretando Sarah, e o ator Daniel Alvin, como Richard, que por meio de diálogos, exploram as nuances da intimidade e fantasias a dois, além das relações extraconjugais, provocando o casamento como instituição.
Escrito originalmente para televisão em 1963, a adaptação de “O Amante” para o teatro é uma das obras mais encenadas de Harold Pinter, em diversas línguas e diferentes países. Pinter ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2005 e é considerado um dos mais importantes dramaturgos do século XX.
O espetáculo é resultado de uma parceria entre Guarani e Ananda e a Secretaria da Cultura de Osasco, com apoio do ProAc.
O elenco
Helô Cintra
Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena, atuou em diversas peças, entre elas “Decifra-te ou Me Devora”, dirigido por Elias Andreato; “Vestido de Noiva”, texto de Nelson Rodrigues com direção de Gabriel Villela; e “A Ilha Desconhecida”, uma adaptação do conto homônimo de José Saramago, com direção de Marcelo Lazzaratto. Também trabalhou nos curtas metragens “21 A”, com direção de Ananda Guimarães e “Nuvens”, de Daniel Grinspu.
Daniel Alvin
Com uma longa trajetória no teatro, Daniel Alvin trabalhou com diretores como Wladimir Capella, Ernesto Piccolo e Jairo Matos, além de protagonizar diversos personagens em telenovelas do SBT e da Rede Record. Entre seus principais trabalhos estão “Os Collegas”, “Le Defunt”, “Sua excelência o Candidato”, “Homem das Galochas” e “Turbulência no Coração de Hortência”.No cinema participou recentemente do filme Reis e Ratos
Fernando Medeiros
Bacharel em Direção Teatral, Crítica e Dramaturgia pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Fernando Medeiros já dirigiu mais de 100 espetáculos de teatro, dança e ópera, nacionais e internacionais. Entre eles “A Gaivota”, de A. Tchekov, “Hamlet”, de W. Shakespeare e “Fim do Jogo”, de Samuel Beckett. É diretor artístico do Núcleo Argonautas de Teatro, em São Paulo, além de ter dirigido a ópera “Eugène Oneguin”, de Tchaikowski, no Teatro Municipal de São Paulo. Recebeu os prêmios Molière, Mambembe, Inacen, APCA, Apetesp, Governador do Estado, Coca-Cola Femsa, Panamco, além de doze Indicações para o Prêmio Shell de Teatro como Melhor Diretor ou na Categoria Especial. Também recebeu o prêmio Internacional Angel Award, pelo espetáculo Flor de Obsessão, do Grupo Pia Fraus, considerado o melhor espetáculo de teatro físico do Festival Internacional de Edimburgo, em 1999.
Serviço:
O Amante
Dia: 14 e 15 de abril (sábado e domingo)
Horário: Sábado, às 21h. Domingo, às 19h.
Local: Teatro Nivaldo Santana
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360
Osasco – Centro
Preço: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Censura: 14 anos
Mais informações: 3699-1490