Na quinta-feira, 15 de dezembro, uma comissão de cerca de 50 pessoas formada por representantes da sociedade civil e administração pública, que coordena os Festejos do Cinquentenário de Osasco, se reuniu para prestar contas e começar a definir os próximos passos, inclusive um cronograma. O encontro aconteceu na Ordem dos Emancipadores de Osasco, e contou com a presença do secretário de Governo, Jorge Lapas, e da coordenadora para relacionamento com entidades, Estela Catarina.
“O Osasco 50 anos é um projeto de planejamento da cidade, que visa acompanhar, com debates, o andamento das diretrizes e metas propostas. E agora chegou a hora de planejar os festejos: ouvir as pessoas e começar a organizar”, falou Lapas. De acordo com ele, a população enviou muitas propostas e agora cabe à Comissão dos Festejas agregar as sugestões. “Nosso intuito, além de envolver a cidade em uma grande festa, é permitir o resgate da história de Osasco e que as pessoas se apropriem dela e aprendam mais sobre si mesmas”, falou.
O cronograma apresentado na reunião baseia-se em datas-referência, e ainda não está fechando. Mas, de acordo com Lapas, “Há grande interesse em fechar as datas o quanto antes, porque Osasco deve receber delegações internacionais convidadas pelo prefeito Emidio de Souza durante sua viagem recente à China, Japão e Armênia”, afirmou.
Algumas das ações programadas para os festejos do cinquentenário, que devem começar em fevereiro e terminar em junho, incluem:
– Seminário de balanço do projeto Osasco 50 Anos
– Lançamento de selo comemorativo em parceria com os Correios
– Cultos e missas
– Carnaval de rua
– Maratonas
– Mega show de aniversário
– Olimpíadas Esportivas e Culturais e Paraolimpíadas
– Festivais de Música e Dança
– Lançamento do Livro Osasco 50 Anos
– Festa do Dia do Trabalhado
– Inaugurações
– Festa das Nações
– Shows nos parques da cidade
– Mostras culturais
– Virada Cultural e Esportiva
– Cinema ao ar livre
Uma nova reunião da Comissão deve ocorrer em janeiro para definir o cronograma.