Comissão do Osasco 50 anos debate Eixo Segurança Pública e Políticas de Prevenção à Criminalidade Urbana

Na noite de terça-feira, 16 de novembro, membros da Comissão do Osasco 50 discutiram o eixo temático “Segurança Pública e Políticas de Prevenção à Criminalidade Urbana”. O assunto foi apresentado pelo subcomandante e inspetor Erivan da Silva Gomes, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, e reuniu representantes dos 5 Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) do município, bem como conselheiros municipais da área da segurança e da sociedade civil em geral. O evento aconteceu no Centro Público de Economia Popular e Solidária, situado à Rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 70, Vila Campesina.

O projeto Osasco 50 anos visa planejar a cidade para o seu cinqüentenário, em 2012. O debate do Eixo teve por objetivo apresentar um balanço de todas as atividades e diretrizes do projeto, além de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas para a comemoração dos 50 anos da cidade.

As diretrizes abordadas foram: 1) Aprimoramento dos mecanismos de gestão da segurança, contribuindo com as polícias para reduzir o índice de crime e violência; 2) adoção de medidas preventivas contra a criminalidade e a violência e 3) redefinição e fortalecimento a fiscalização e as posturas municipais para ampliar a segurança.

Para o secretário de Administração de Osasco, responsável pela pasta que administra a GCM de Osasco, o eixo debatido auxilia principalmente na redução dos índices de criminalidade e estimula a formação de uma Guarda cada vez mais cidadã e preparada para atender às necessidades dos munícipes. “Esse é um dos eixos que tem uma importância muito grande para o Osasco 50 Anos, porque mexe com a imagem da cidade como um todo. É uma preocupação constante de quem mora e vive na cidade a questão da segurança pública e a Guarda desempenha um papel importante. O debate contribui muito no sentido de indicar as principais linhas de ação que tomaremos. Acompanhamos diariamente um fato novo policial em Osasco e precisamos encarar os problemas com seriedade”, disse.

O subcomandante Erivan destacou inúmeras metas, dentre elas o fato da corporação passar por uma crescente em termos de recrutamento do efetivo que, atualmente, conta com 413 guardas, sendo 315 homens e 98 mulheres. Ele destacou também o fato do trabalho de formação permanente e continuada, assim como a capacitação de agentes em Osasco como um aspecto fundamental na representatividade da corporação GCM de Osasco, que, recentemente, lançou 70 novos guardas, além de treinar futuros agentes das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Caieiras e Piedade.

Já a secretária-adjunta de Administração de Osasco, Cristiane Dutra, reforçou aspectos como o fortalecimento do Sistema Integrado de Comunicação, ferramenta estratégica de constante monitoramento e atuação nas áreas de risco e socialmente vulneráveis na cidade e que faz parte do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGI-I) fruto da união de 14 municípios da região Oeste da Grande São Paulo que, através de iniciativas e procedimentos padronizados, tem por objetivo o combate à criminalidade e à violência no âmbito local e regional.

Dentre outros assuntos levantados, discutiu-se a importância dos trabalhos da Guarda em realizar rondas escolares em apoio às polícias. “Além do trabalho de fiscalizar as ações nas escolas no tocante ao combate às drogas e à criminalidade, há outros esforços em paralelo. A Secretaria Municipal de Administração aguarda que um assunto seja pacificado junto ao Tribunal de Contas Estadual referente à aquisição de novas viaturas caracterizadas para a realização de rondas escolares com o uso de recursos do Fundeb”, disse Cristiane. “Já há um questionamento elaborado com respaldo do departamento jurídico da cidade apontando sobre decisões divergentes do próprio Tribunal Estadual que nos autorizou, em alguns casos, que os gastos com segurança pudessem ser feitos com recursos federais, mas em outros momentos rejeitou nossas contas. Esperamos viabilizar algumas dessas questões para que a cidade possa avançar”, apontou.

Cristiane lembrou ainda que muitas sugestões de metas e diretrizes ainda podem servir como forma de contribuição no seminário público que discutirá todos os Eixos do Osasco 50 anos. “É muito importante que estimulemos a discussão com a sociedade civil e com outras entidades ligadas a área de segurança no município de Osasco. O debate deve acontecer de maneira enriquecedora e esperamos avançar muito – mesmo trabalhando com aspectos polêmicos que envolvem mudança de culturas. Estamos iniciamos um processo de maneira bastante proveitosa e produtiva. Penso que tivemos êxito nos trabalhos”, reforçou. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes ao encontro e deram opinião de melhoria para diversas questões ligadas à segurança pública.

Também prestigiaram o evento Régia Maria Gouveia Sarmento, diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos da Prefeitura de Osasco, Antonio Pereira Lapas, representante da Ordem dos Emancipadores de Osasco, e Carlos Alberto de Oliveira, corregedor geral da GCM de Osasco.

Check Also

Autoridades de Osasco realizam reunião para discutir melhorias de estratégias de segurança pública

A recém-criada Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco começou o ano a todo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.