A Secretaria de Educação promoveu na manhã de sábado, 9 de maio, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, uma reunião com representantes da Comissão Organizadora da Conferência Intermunicipal de Educação. A Conferência acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Ginásio de Esportes Geodésico e deve contar com representantes de 16 municípios que integram a Região Metropolitana Oeste do Estado de São Paulo.
Durante a reunião, foram definidos entre outras ações que as inscrições para estudantes, gestores municipais, sindicatos e a comunidade, que são limitadas, deverão ser feitas nos sites das prefeituras envolvidas. Na oportunidade, também ocorreu a formação das comissões de Logística, de Sistematização e de Comunicação
Para o próximo sábado, 16 de maio, está prevista a realização de mais uma reunião, para a definição do regimento, utilização dos recursos e escolha dos palestrantes. O encontro acontece no prédio da Secretaria Municipal de Cotia, localizada na avenida Manoel José Pedroso, 2.600.
Devem participar da conferência representantes de 16 municípios da região: Cajamar, Embu das Artes, Embu Guaçu, Vargem Grande Paulista, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Barueri, Jandira, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra.
As Conferências Intermunicipais são instrumentos para fomentar a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010, cujo tema será “ Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O objetivo da CONAE é criar uma política educacional nacional articulada com os entes federados: municípios, estados e Distrito Federal e ampla participação da sociedade civil organizada, respeitando a realidade de cada um deles.
A secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão intermediou as discussões e destacou a importância da participação de todos os segmentos da sociedade na Conferência. “O MEC está conclamando a comunidade a nos ajudar a elaborar novas políticas educacionais”, disse.