Como parte das celebrações ao Dia do Trabalhador, comemorado internacionalmente no dia 1º de maio, a Secretaria da Cultura de Osasco, em parceria com o Centro Cineclubista de São Paulo, apresenta na próxima edição do Cine Osasco Debate, dia 28/04, às 18h, o documentário “1º de maio não é 1º de abril”, no Espaço Cultural Grande Otelo.
O documentário, dirigido pelo cineclubista Rui de Souza, conta a história do 1º de maio e da luta sindical no Brasil, por meio de depoimentos que resgatam momentos importantes desse processo, desde as greves operárias de 1886, em Chicago, até seus reflexos no Brasil durante a Era Vargas, culminando na greve de 1968 e no histórico ato de 1988 no Largo de Osasco.
Após a exibição do filme, o diretor Rui de Souza, um dos responsáveis pelo Cineclube Alto do Farol, participa de debate com o público.
O programa
O Cine Osasco Debate é um projeto desenvolvido pela Secretaria da Cultura de Osasco, em parceria com o Centro Cineclubista de São Paulo, que exibe mensalmente, desde 2011, filmes seguidos de debates com diretores ou especialistas no assunto abordado. O programa integra a política da Secretaria de resgatar e fortalecer as organizações de cineclubes de Osasco, estimulando seu encontro e a formação de novos grupos, além de exibir, divulgar e debater o cinema brasileiro.
Em comemoração ao cinquentenário da cidade, durante o ano de 2012 serão exibidos no Cine Osasco Debate, filmes ou documentários que tenham alguma relação com a cidade. O público poderá prestigiar e conhecer produções de cineastas e atores osasquenses, por meio de filmes que tratam de momentos históricos determinados ou que tiveram a cidade de Osasco como cenário.
Serviço:
Cine Osasco Debate
Documentário “1º de maio não é 1º de abril”
Dia 28/04, sábado, 18h
Espaço Cultural Grande Otelo
Rua Dimitri Sensaud de Lavaud,
Mais informações: 3699-5618
Grátis
Luísa Bittencourt
Secretaria da Cultura – Comunicação
(11) 2183-6187