Diretor de filmes francês é considerado o principal cineasta de temas políticos do mundo
No dia 25, sábado, o UNIFIEO exibirá o melhor do chamado cinema político. Estado de Sítio – A repressão organizada do imperialismo norte-americano, do diretor grego Costa-Gavras, é um retrato da participação direta dos Estados Unidos nas ditaduras militares da América Latina nas décadas de 1960 e 1970. Na obra, o consagrado ator Yves Montand que, embora italiano, é até hoje considerado um dos maiores nomes do cinema francês, interpreta o papel principal no roteiro inspirado em fatos históricos do Uruguai. A seção será apresentada pelo projeto Cine FIEO de Arte, às 17h no Anfiteatro do Bloco Verde, no campus Vila Yara do UNIFIEO.
Inaugurado em 2002, com a participação de Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus, o Cine FIEO de Arte promove, mensalmente, projeções gratuitas e debates sobre obras cinematográficas que se destacam pela qualidade das temáticas e pela criatividade estética. Em cada sessão, há um convidado para conduzir a discussão sobre o filme. Na sessão desta semana, a convidada é a professora de história e autora do livro Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo, Cláudia Moraes de Souza.
O espaço de cinema do UNIFIEO já reuniu mais de 15 mil pessoas para a exibição de títulos consagrados do cinema brasileiro e mundial. Além de discutir as obras com especialistas, os espectadores contam com estacionamento, ar condicionado, pipoca, cafezinho e refrigerante. O ingresso pode ser retirado na Sala da Inspetoria de qualquer campus do Centro Universitário em troca de um quilo de alimento não-perecível ou de um produto de higiene pessoal, revertidos posteriormente para entidades beneficentes de Osasco.
Ficha técnica
Estado de Sítio – A repressão organizada do imperialismo norte-americano
– Título Original: État de Siege.
– Paises de produção: França, Itália, Alemanha.
– Ano: 1973.
– Direção: Costa-Gavras
– Elenco: Yves Montand, Jacques Weber, Renato Salvatori, Jean-Luc Bideau, O.E. Hasse, Evangeline Peterson, Mario Montilles, Jacques Perrin, Maurice Teynac e Harald Wolff
– Duração:119 min.
– Cor: Colorido.
Cine Fieo de Arte 2008
Estado de Sítio – A repressão organizada do imperialismo norte-americano
25 de setembro – sábado – 17h
Censura 16 anos
– Local: Campus Vila Yara (Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco-SP) – Anfiteatro do Bloco Verde – Estacionamento no Bloco Coral
– Convites: Basta levar 1kg de alimento não-perecível ou um artigo de higiene pessoal. A troca pode ser feita Sala da Inspetoria de cada campus, de segunda a sexta-feira.
Mais informações: www.unifieo.br